AGORA: China faz exercícios militares com 'cerco total' a Taiwan

Essa operação ocorre em um momento delicado das relações sino-taiwanesas

AGORA: China faz exercícios militares com 'cerco total' a Taiwan

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma movimentação considerada significativa e meticulosamente orquestrada, a China deu início a exercícios militares na região circundante a Taiwan na noite de sexta-feira, horário de Brasília (19 de agosto), sábado na hora local.

Essas ações surgem como uma resposta direta e uma "advertência séria" da potência asiática, logo após o vice-presidente do governo de Taiwan, William Lai, realizar uma visita aos Estados Unidos, gesto que Pequim manifestou claramente desagrado.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Os exercícios, conforme informou a agência estatal chinesa Xinhua, incluíram patrulhas conjuntas aéreas e marítimas, envolvendo a Marinha e a Força Aérea.

Essa mobilização militar em torno da ilha de Taiwan foi descrita como uma manobra destinada a aprimorar a coordenação entre navios e aeronaves militares, além de fortalecer a capacidade das forças armadas chinesas em controlar espaços marítimos e aéreos na região.

Essa operação ocorre em um momento delicado das relações sino-taiwanesas, refletindo o estado sempre tenso e por vezes volátil dos laços entre a China e Taiwan.

A decisão de Pequim de conduzir tais exercícios representa não apenas uma expressão de descontentamento com a aproximação de Taiwan aos Estados Unidos, mas também um claro sinal da postura assertiva e resoluta que a China mantém sobre suas reivindicações territoriais.