Ao menos 3 cidades declaram estado de emergência devido à passagem do ciclone

Deslizamentos, alagamentos e ventos fortes agravam a situação em todo o estado. Previsão é de chuva persistente para os próximos dias, confira

Ao menos 3 cidades declaram estado de emergência devido à passagem do ciclone

Reprodução/ Bombeiros/ Oeste Mais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um ciclone extratropical que chegou a Santa Catarina tem causado estragos em diferentes regiões do estado, levando ao menos três cidades a declararem situação de emergência até a manhã desta quarta-feira (12). Deslizamentos de terra e alagamentos, especialmente no Oeste do estado, intensificaram-se devido à passagem do fenômeno. As informações foram fornecidas pela Epagri/Ciram, que prevê mais chuvas persistentes e ventos fortes nos próximos dias.

Entre segunda (10) e terça-feira (11), o Oeste e o Meio-Oeste foram as regiões mais afetadas. Na cidade de Itapiranga, a Defesa Civil registrou um acumulado de chuva de 150,4 mm nas últimas 48 horas. Em Saudades, o nível do rio que dá nome à cidade está 4,5 metros acima da média, com alerta para inundação. Por precaução, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) retirou os idosos e as pessoas com dificuldade de locomoção das áreas de risco, e pontes foram bloqueadas.

As cidades de Maravilha, Iraceminha e Flor do Sertão decretaram situação de emergência após serem atingidas por um temporal de granizo no domingo (9), causado por outro ciclone extratropical. Em Concórdia, foram registrados deslizamentos de terra em ao menos três ruas, enquanto em Modelo, um deslizamento bloqueou completamente a estrada que liga a comunidade Pitinga.

Em Herval d'Oeste, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de uma microexplosão, fenômeno que ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água que carrega. Essa microexplosão destruiu um ginásio em uma comunidade rural, atingido por rajadas de vento de 100 km/h.

No Sul do estado, as cidades de Timbé do Sul, Urussanga e Santa Rosa do Sul enfrentam o rompimento de pontes de acesso e alagamentos. Além disso, o alto volume de chuvas fez com que as comportas das barragens de Taió e Ituporanga fossem fechadas.

Em todo o estado, a Epagri/Ciram alerta para os ventos, que podem atingir rajadas de 80 a 100 km/h no Litoral e na Serra Catarinense. Além disso, a partir desta quinta, as temperaturas devem cair com a chegada de uma massa de ar frio, o que pode provocar neve ou chuva congelada na região Serrana entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (14).