Bombeiros fazem buscas por jovem que desapareceu no mar, em Navegantes

Ela está desaparecida desde a última segunda-feira (20)

Bombeiros fazem buscas por jovem que desapareceu no mar, em Navegantes

Reprodução/ Abre Olho Notícias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Os Bombeiros Militares de Navegantes estão realizando uma operação de busca por uma jovem de 24 anos, identificada como Karem Morais, que desapareceu na segunda-feira (20).

Segundo informações, a jovem teria se atirado no molhe norte, situado no bairro São Pedro. 

Anteriormente ao desaparecimento, familiares teriam encontrado uma carta de despedida deixada por Karem, que já estava sendo procurada como pessoa desaparecida.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Prevenir o suicídio e auxiliar alguém que esteja enfrentando a depressão são tarefas que exigem sensibilidade, conhecimento e ação colaborativa. 

Aqui estão algumas estratégias e passos importantes a serem considerados:

1. Ouvir atentamente: Muitas vezes, as pessoas querem apenas ser ouvidas sem julgamento. Escute com empatia e ofereça seu tempo e atenção plena.

2. Falar abertamente: Quebre o tabu conversando abertamente sobre saúde mental. Pergunte diretamente, de maneira cuidadosa, sobre pensamentos suicidas. Falar sobre isso pode aliviar a angústia e ser o primeiro passo para buscar ajuda.

3. Educação: Informe-se sobre os sinais de alerta da depressão e do comportamento suicida. Isso inclui mudanças no comportamento, retraimento social, expressões de desesperança, alterações no sono e alimentação, e falar sobre morte ou suicídio.

4. Apoio profissional: Encoraje a busca por ajuda profissional, como terapeutas, psicólogos e psiquiatras. Ofereça-se para ajudar a marcar e até acompanhar a pessoa em consultas.

5. Disponibilidade: Esteja disponível. Ofereça apoio constante, seja pessoalmente, por telefone ou mensagem. A disponibilidade pode ser um forte fator de prevenção.

6. Rede de apoio: Ajude a construir uma rede de apoio, envolvendo amigos, família e grupos de apoio. O suporte de uma comunidade pode ser muito reconfortante.

7. Ambiente seguro: Remova ou trave o acesso a meios potencialmente letais, como medicamentos ou armas, de pessoas em risco.

8. Plano de prevenção: Desenvolva um plano de segurança, que inclua sinais de alerta, estratégias de coping, pessoas para contato em caso de emergência e números de serviços de prevenção ao suicídio.

9. Paciência e compreensão: Reconheça que a depressão é uma doença real e complexa e que a recuperação leva tempo. Seja paciente e compreensivo com os altos e baixos do processo.

10. Cuidado com você mesmo: Cuidar de alguém em depressão pode ser desgastante. Certifique-se de cuidar da sua própria saúde mental e procure apoio se necessário.

É fundamental ressaltar a importância de profissionais de saúde e serviços especializados em momentos de crise. No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece suporte emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.