Santa Catarina deve se preparar para uma semana de instabilidades climáticas marcada por chuvas intensas e frio abaixo de 15°C, de acordo com a previsão.
As condições meteorológicas adversas, agravadas por um ciclone extratropical que se formará na costa catarinense, apresentam riscos moderados a altos de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos para a maioria das regiões.
A partir desta quarta-feira (14), o estado sentirá o aumento das instabilidades atmosféricas, que intensificarão as chuvas, por vezes acompanhadas de trovoadas. A acentuação desse cenário meteorológico ocorre na quinta-feira (15), quando a formação do ciclone extratropical ao largo da costa catarinense amplificará a chuva e os ventos.
Com a presença do ciclone, as chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas e até granizo na quinta-feira. O impacto mais severo deve ser concentrado entre o centro e o litoral do estado. A condição climática resultante da junção das chuvas intensas com o ciclone eleva os riscos de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, com os ventos fortalecidos ameaçando a agitação marítima e a possibilidade de congelamento de pistas na serra catarinense durante a noite.
Na sexta-feira (16), a chuva continua intensa, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. O mar agitado provocado pelo ciclone apresenta riscos para atividades de navegação e pesca. Apesar da chuva diminuir à medida que o ciclone se afasta para o alto mar, o tempo nublado permanecerá em grande parte do estado, com precipitações rápidas e isisoladas.
Ainda que o fim de semana apresente tempo mais estável, com alternância entre nebulosidade e períodos de céu aberto, as temperaturas baixas persistirão. Durante as madrugadas, mínimas negativas são esperadas na Serra, e a faixa de 12°C a 15°C no Litoral e de 7°C a 10°C nas demais regiões. As tardes litorâneas devem ficar mais amenas, com temperaturas próximas de 20°C.