Criança de Blumenau tem coração doado a paciente em São Paulo após trágico acidente

Transplante de coração oferece esperança após tragédia; equipes médicas e aeronaves colaboram para o sucesso do procedimento

Criança de Blumenau tem coração doado a paciente em São Paulo após trágico acidente

ND+/ Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O falecimento de uma criança em Blumenau, no Vale do Itajaí, resultou em uma chance de vida para um menino de 4 anos em São Paulo, que aguardava um transplante de coração compatível. O órgão veio de uma criança que sofreu um acidente de trânsito fatal na cidade catarinense.

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o SAMU auxiliaram a SC Transplantes no processo de doação do coração. A aeronave Arcanjo-01 transportou a equipe médica de São Paulo, que chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), de Navegantes a Blumenau para realizar a cirurgia de remoção e transplante do coração no Hospital Santo Antônio.

Devido ao curto tempo de sobrevida do coração fora do corpo, a aeronave foi fundamental para o sucesso do procedimento. Após a cirurgia, a equipe médica e o coração foram levados de Blumenau a Navegantes, de onde seguiram em um avião da FAB para São Paulo, onde ocorreria o transplante.

Por conta do sigilo médico, não é possível obter informações sobre o estado de saúde da criança que recebeu o órgão em São Paulo. O Hospital Santo Antônio confirmou a realização de duas captações de órgãos na instituição nesta semana. O doador provavelmente é o menino que faleceu após o acidente na BR-470.

O acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (24), vitimou fatalmente um menino de 8 anos. Ele estava no banco traseiro do veículo e foi socorrido com suspeita de traumatismo craniano, sendo levado ao Hospital Santo Antônio em estado grave. A morte encefálica da criança foi confirmada na tarde de quinta-feira (30).

A motorista do outro carro envolvido no acidente, um Honda Civic, recusou-se a fazer o teste do bafômetro e foi multada, mas não apresentava sinais de embriaguez, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A mulher sofreu escoriações, porém abandonou o local antes do atendimento médico. A PRF encaminhará o laudo pericial do caso à Delegacia da Polícia Civil de Blumenau para investigação de possíveis crimes cometidos no acidente.




Fonte: ND+