Este fim de semana é marcado por homenagens às vítimas de atentado em creche de Blumenau

Este sábado (8) é dia de marcha contra a violência e pela paz. Sexta (7) uma carreata também homenageou as vítimas

Este fim de semana é marcado por homenagens às vítimas de atentado em creche de Blumenau

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Neste fim de semana, a cidade de Blumenau presta homenagens às vítimas do trágico massacre ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor.

O grupo Blumenau em Ação organiza, neste sábado (8), a Marcha contra a Violência e pela Paz, a partir das 15h, no Centro da cidade. O evento tem como objetivo reunir entidades, familiares e amigos das vítimas, que incluem quatro crianças que perderam a vida no ataque ocorrido na última quarta-feira (5).

A marcha partirá da rua das Palmeiras, em frente à Câmara de Vereadores, e seguirá até a Catedral São Paulo Apóstolo. Ao final do trajeto, uma prece será realizada em memória das famílias e crianças afetadas pelo atentado. O grupo também buscará chamar atenção para a necessidade de mais segurança no município. Alexandra de Lucas, representante do Blumenau em Ação, solicita que os participantes usem camisetas brancas durante a manifestação.

Na sexta-feira (7), uma carreata também homenageou as vítimas do atentado. Organizada pelos motoboys da cidade, empresas de guincho e outros grupos, a carreata teve início no Parque Ramiro Ruediger e terminou no Cemitério São José, onde três crianças foram veladas. Uma oração foi realizada no local antes de seguirem para a creche no bairro Velha.

O responsável pelo ataque, um homem de 25 anos, invadiu a creche armado com um machado e um canivete, matando quatro crianças e ferindo outras cinco. Após cometer o crime, ele se entregou à Polícia Militar e foi preso em flagrante. O autor possui um histórico criminal que inclui porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento.

Em resposta ao ocorrido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jorginho Mello anunciaram um repasse de R$ 150 milhões para que os municípios invistam em rondas escolares. Além disso, algumas prefeituras da região, como Indaial e Timbó, estão avaliando a contratação de seguranças armados para escolas e creches municipais.