Fiscalização em transporte de presos para serviço externo resulta em apreensão de drogas

Ação conjunta da Polícia Militar e agentes penais interceptou itens como maconha e fumo de corda

Fiscalização em transporte de presos para serviço externo resulta em apreensão de drogas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um caminhão com detentos do Presídio Regional de Araranguá, no Sul do Estado, foi alvo de uma operação de fiscalização na quinta-feira (22), resultando na apreensão de 170 gramas de maconha, 14 pacotes de fumo de corda e três isqueiros. O veículo, que transportava os presos para o serviço externo, foi inspecionado na Rua Alameda Antônio Alves da Silvano, no bairro Mato Alto.

A operação contou com a participação do canil setorial do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), acionado pelo setor de inteligência do presídio. O cão de faro Argo foi fundamental na localização dos itens ilícitos, encontrados dentro e sob as poltronas do ônibus.

Após a apreensão, os objetos foram entregues aos policiais penais para as devidas providências.

Questionada, a prefeitura de Araranguá, que mantém um convênio com o Presídio Regional para a utilização da mão de obra dos detentos em serviços externos, emitiu uma nota sobre o ocorrido. 

A administração municipal destacou que ações de fiscalização como essa são rotineiras e planejadas em sigilo, visando o cumprimento das leis que regulamentam o projeto de trabalho externo dos presos. A prefeitura também afirmou que auxiliará no que for necessário para o andamento das investigações.

Esse convênio entre a prefeitura e o presídio está em vigor desde 2021 e tem como objetivo a ressocialização dos apenados, além de contribuir para a manutenção da limpeza e organização da cidade. As atividades externas dos detentos são previstas na Lei de Execuções Penais (7210/84), nos artigos 36 e 37 e seus incisos.