Logo Jornal Razão
Publicidade

Mais de 12 toneladas de tubarão pescado ilegalmente são apreendidas em Itajaí

Uma grande apreensão foi feita no Porto de Itajaí na noite de sábado (11) quando cerca de 13 toneladas de pescados raros como Tubarão Azul, Tubarão Mako, Espadarte e Albacora foram confiscadas. A operação foi realizada pelo IBAMA com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom).

Mais de 12 toneladas de tubarão pescado ilegalmente são apreendidas em Itajaí
Foto: Reprodução
Publicidade

Uma grande apreensão foi feita em Itajaí na noite de sábado (11) quando cerca de 13 toneladas de pescados raros como Tubarão Azul, Tubarão Mako, Espadarte e Albacora foram confiscadas.

A operação foi realizada pelo IBAMA com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom).

Publicidade

A embarcação abordada estava pescando sem licença e não seguindo as medidas necessárias para evitar a morte de aves marinhas.

O Agente de Fiscalização Federal, Leandro Aranha, destacou que a fiscalização será intensificada, pois a pesca de tubarões tem causado um impacto significativo na conservação dessas espécies. Algumas já estão na lista de ameaçadas de extinção e outras podem entrar até 22 de maio.

O proprietário da embarcação será multado por pesca irregular e obstrução da fiscalização, com valores que podem ultrapassar R$350.000. Os peixes apreendidos serão doados para instituições assistenciais.

A Operação Makaira também está coletando amostras de barbatanas e partes de tubarão para identificar geneticamente espécies ameaçadas que estão sendo vendidas como permitidas. Já foi registrada a apreensão de carne de tubarão em três boxes do Mercado Público de Itajaí por falta de cadeia de origem.

Publicidade

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham