Mesmo com redução, rio Itajaí-Açu segue em alerta máximo

Rio, que chegou ao pico de 9,14 metros nesta sexta-feira (17), reduziu para 8,34 metros neste sábado (18)

Mesmo com redução, rio Itajaí-Açu segue em alerta máximo

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O rio Itajaí-Açu, em Blumenau, registrou um nível de 8,34 metros às 10h deste sábado (18), segundo a Defesa Civil de Blumenau. Esse nível indica uma diminuição desde o pico de 9,14 metros, alcançado às 11h de sexta-feira. Apesar dessa queda, a situação permanece em alerta máximo.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais intensos a partir do final da manhã em Blumenau, devido à atuação de áreas de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, que podem provocar chuvas isoladas com trovoadas. A recomendação é que em caso de ocorrências, a população acione os números 199 ou 193.

A Defesa Civil de Santa Catarina havia previsto que o pico da enchente poderia alcançar 13 metros até este sábado. As estações meteorológicas de Nova Rússia, Jordão e Glória registraram os maiores acumulados de chuva até a tarde de sexta-feira, com 79,4 mm, 70,6 mm e 49,8 mm, respectivamente.

Em todo o estado, 83 cidades reportaram ocorrências relacionadas ao clima. No Alto Vale, Rio do Sul decretou estado de calamidade, enquanto Taió, Agrolândia e Pouso Redondo enfrentam enchentes. Já foram registradas três mortes, incluindo duas mulheres que foram levadas pela correnteza em Taió.

A previsão para este sábado indica tempestades severas em quase todas as regiões de Santa Catarina, com risco de raios, rajadas de vento e granizo, especialmente nas regiões do Meio-Oeste, Serra e Sul. Este cenário marca a sexta onda de chuvas intensas em um mês e meio no estado. O nível do rio Itajaí-açu é esperado para aumentar, podendo causar inundações graduais em Brusque e Itajaí. O Corpo de Bombeiros Militar informou 910 ocorrências em 83 municípios devido às condições climáticas adversas.