Polícia desmantela ninho de crueldade em criadouro ilegal de pitbulls em SC

Equipamentos que seriam usados para cortar as orelhas dos animais foram apreendidos pelas autoridades

Polícia desmantela ninho de crueldade em criadouro ilegal de pitbulls em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma ação conjunta, a Polícia Civil, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e a Guarda Municipal de Itajaí realizaram uma operação nesta quinta-feira (6) para desmantelar um criadouro ilegal de Pitbulls suspeito de maus-tratos aos animais. A operação ocorreu no bairro São Roque, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Segundo as denúncias, o estabelecimento praticava a mutilação das orelhas dos filhotes de Pitbull para posterior venda. Durante a operação, equipamentos usados para tal prática, solda para cauterização e medicamentos de uso veterinário foram apreendidos no local.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Vale lembrar que a criação, comercialização e circulação de cães da raça Pitbull, bem como de qualquer raça resultante de seu cruzamento, é ilegal em Santa Catarina desde 2007. A penalidade para infratores é uma multa de R$ 5.000, que pode aumentar em caso de reincidência, e pode incluir a apreensão do animal.

Apesar da gravidade da situação, os animais não foram apreendidos devido à falta de espaço no canil municipal de Itajaí. A Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), situada no bairro Itaipava, já abriga mais de 30 Pitbulls e, segundo o INIS, não há espaço para acolher mais. Isso se deve ao fato de que esses cães precisam ficar em baias isoladas, dificultando o acolhimento de um número maior.

O INIS agora aguarda orientações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre o destino dos animais encontrados no criadouro ilegal.