Uma tragédia consternou a cidade de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, na tarde desta segunda-feira (21). Um menino de apenas 1 ano e 7 meses, morreu após uma suspeita de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), popularmente conhecida como engasgamento, ocorrida no Centro de Educação Infantil (CEI) Infância Feliz, localizado na Rua Ettore Losi, no Centro do município.
De acordo com o relato da professora à Polícia Militar, o menino alimentou-se por volta das 15h10, passou por troca de roupas e foi colocado para dormir em seguida.
A dor e o desespero tomaram conta do local por volta das 17h, quando o pai da criança, chegou à unidade escolar para buscar o filho. Ao tentar acordar o menino para entregá-lo ao pai, percebeu-se que o bebê estava sem movimentos, desacordado, sem respiração e com as extremidades roxas. Em seu depoimento à polícia, o pai relatou o choque de ir buscar o filho no fim da tarde e recebê-lo já sem reação.

Primeiros socorros e mobilização das forças de segurança
Assim que a emergência foi constatada, a Polícia Militar e os socorristas foram acionados via Central de Emergência por volta das 17h20. Os policiais militares (Sgt De Avila e Sgt Furlani) e o policial civil (PC Bill) foram os primeiros a chegar ao CEI Infância Feliz e iniciaram imediatamente os procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) na tentativa de reverter o quadro.
Simultaneamente, a Central de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina prestava orientações por telefone aos solicitantes durante aproximadamente 14 minutos, instruindo sobre as manobras de desobstrução e reanimação até a chegada do apoio médico especializado.
Esforço conjunto de resgate por mais de uma hora
Com a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Trombudo Central e da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, as equipes integradas assumiram o protocolo avançado de atendimento. Foram realizados diversos ciclos de Reanimação Cardiopulmonar e procedimentos de aspiração continuada por mais de 60 minutos ininterruptos na cena.

Apesar de todos os esforços e da mobilização exaustiva das equipes de resgate, o pequeno não respondeu aos estímulos executados. A médica confirmou o óbito no local. A Polícia Civil e a Polícia Científica (IML) foram acionadas para dar andamento aos procedimentos legais.
Luto oficial e comoção comunitária
Diante da profunda comoção que abalou todo o município, a administração do CEI Infância Feliz decretou luto oficial e a suspensão de todas as atividades escolares, manifestando condolências à família e agradecendo a compreensão da comunidade neste momento de imensa dor.
















