Rio do Sul registra 7ª enchente do ano após chuvas

O rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,33 durante a madrugada desta quarta-feira (29)

Rio do Sul registra 7ª enchente do ano após chuvas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

 Na madrugada desta quarta-feira (29), o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,33 metros em Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, marcando a sétima enchente de 2023 na região. 

Após atingir este nível, o rio começou a registrar uma diminuição, baixando para 7,97 metros até as 07h30, com uma média de descida de 5 centímetros por hora. A elevação do rio Itajaí-Açu é resultado direto das chuvas que atingiram a cidade e regiões vizinhas, somando 83,2 milímetros em 24 horas.

A Prefeitura de Rio do Sul informou que, no auge da enchente, cerca de mil casas foram afetadas, e estima-se que aproximadamente 3.120 moradores tenham sido desalojados. A Defesa Civil do município atendeu a dois chamados na terça-feira (28), relacionados a vistorias em imóveis danificados por enchentes anteriores e um deslizamento de terra de pequena proporção.

Em resposta à situação, 16 abrigos foram abertos na cidade, com um número ainda não determinado de pessoas abrigadas. Até o momento, cerca de 600 pessoas haviam sido desabrigadas antes desta nova enchente.

No setor educacional, a rede municipal de educação infantil e ensino fundamental abriu 19 unidades escolares, enquanto oito permanecem fechadas. O transporte escolar para a educação infantil está suspenso, e casos específicos devem ser discutidos diretamente com os gestores de cada unidade. As atividades dos Polos de Educação Especial e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE) também seguem suspensas.

Na área da saúde, dos 24 locais, 16 estão funcionando e oito fechados. Os postos de saúde nos bairros Canoas, Laranjeiras, Santana, Budag e Barragem, assim como o Centro de Atendimento à Mulher, o CAPS e a Farmácia Solidária, não estão prestando atendimento.

Em termos de limpeza, a prefeitura mobilizou 16 frentes de trabalho para retirada de entulhos e lama das ruas. Até o momento, mais de duas mil toneladas de material já foram recolhidas. Os trabalhos de limpeza e lavação incluem várias ruas da cidade, e a população é orientada a facilitar o recolhimento dos entulhos.

Para apoiar as famílias impactadas pela enchente, as doações em dinheiro são aceitas através do PIX com o e-mail: secretaria@jciriodosul.org.br. Essas contribuições serão gerenciadas conjuntamente pela JCI de Rio do Sul e por mais de 22 entidades locais, assegurando que a assistência chegue aos que mais precisam.