Solto, russo acusado de diversos crimes aguarda processo de extradição em SC

Ele, que aguarda em liberdade, é acusado de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa na Rússia

Solto, russo acusado de diversos crimes aguarda processo de extradição em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um cidadão russo, acusado de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa na Rússia e preso em Florianópolis em maio deste ano, foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a aguardar o processo de extradição em liberdade. O despacho de liberdade, assinado pelo ministro Dias Toffoli no último dia 28, baseia-se nos argumentos da defesa do acusado, que sustenta que ele ainda não foi condenado na Rússia e não representa um risco à ordem pública ou econômica.

O acusado, cujo nome está incluído na Difusão Vermelha da Interpol devido a um mandado de prisão na Rússia, é suspeito de ter obtido cerca de R$ 145 mil (2.733.700 rublos russos) fraudulentamente por meio de concessões de crédito em bancos russos entre 1º de dezembro de 2010 e 26 de agosto de 2011. O acusado pediu asilo no Brasil, onde atualmente tem um emprego legal e filhos menores de idade.

Apesar de sua liberdade, o acusado estará sujeito a uma série de medidas cautelares, que incluem a proibição de sair do país e a obrigação de entregar seu passaporte à Justiça Federal. Ele também deve comparecer mensalmente em juízo, cumprir recolhimento domiciliar noturno, não sair de Santa Catarina sem autorização e comunicar qualquer mudança de endereço em Florianópolis, onde atualmente reside. O descumprimento de qualquer uma dessas medidas resultará em detenção preventiva.

A localização e prisão inicial do acusado foram possíveis graças aos esforços da Polícia Federal, e seu caso segue em andamento.