Temporal devasta Rio das Antas com enxurrada e destruição

A forte chuva, que atingiu mais de 100 mm em menos de 12 horas, conforme dados da Epagri/Ciram, causou a maior parte da destruição no início da noite

Temporal devasta Rio das Antas com enxurrada e destruição

Reprodução/ RBV Notícias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um forte temporal atingiu o município de Rio das Antas, no Meio-Oeste catarinense, na tarde e noite desta segunda-feira (4), resultando em danos generalizados. Pontes e partes de casas foram arrancadas pela força da água, propriedades e construções inundadas, e equipamentos agrícolas danificados. As localidades mais afetadas são Linha Glória, Rio Preto e Rio Tigre, onde algumas famílias ficaram desabrigadas.

A região central de Rio das Antas também sofreu com as consequências do temporal. A rua Lontras, importante via de acesso a comunidades do interior, foi totalmente interditada pela Defesa Civil por volta das 21 horas, após a enxurrada alagar diversos pontos. A forte chuva, que atingiu mais de 100 mm em menos de 12 horas, conforme dados da Epagri/Ciram, causou a maior parte da destruição no início da noite.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura estão empenhadas em prestar socorro à população afetada e trabalhar na recuperação dos locais danificados. Inicialmente, o foco é no auxílio às áreas mais atingidas, seguido pela contabilização dos prejuízos.

Em resposta ao desastre, o transporte escolar foi suspenso nesta terça-feira (5) para garantir a segurança dos alunos. Contudo, as escolas permanecem abertas para acolher estudantes. Este episódio marca o oitavo desastre causado por condições climáticas adversas em Rio das Antas nos últimos três anos, conforme informado pelo vice-prefeito Selmir Bodanese.

A Administração Municipal convoca a população a colaborar com os esforços de recuperação, dada a gravidade e a extensão dos danos. As secretarias de Obras e Agricultura estão ativamente envolvidas na recuperação de estradas e na desobstrução de bueiros, embora os esforços tenham sido parcialmente desviados para atender às necessidades imediatas da população afetada pelo temporal.