Tijuquense se joga no Rio Tijucas para salvar idoso que tentou suicídio

Ademar Joras Carvalho não pensou duas vezes em se atirar no Rio Tijucas e salvar o idoso

Tijuquense se joga no Rio Tijucas para salvar idoso que tentou suicídio

Reprodução/ redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Você sabia que, neste momento, pode estar ao lado de um herói? Sim, herói. Não é necessário ter capa ou superpoderes: apenas a boa vontade de ajudar o próximo já é suficiente. E a prova viva disso é o tijuquense Ademar Joras Carvalho, que, sem pensar duas vezes, se jogou no Rio Tijucas nesta segunda-feira (3) para salvar a vida de um idoso que, em um momento de desespero, tentou se suicidar.

O senhor estava frustrado por não conseguir resolver os problemas na energia elétrica de sua própria residência com a CELESC. Ele estava no local, tentando resolvê-los e, em determinado momento, por volta das 9h, saiu chorando e transtornado.

Ademar observou toda a situação antes de agir. Inicialmente, o idoso foi até o estacionamento da CELESC, mas depois voltou. Posteriormente, entrou em uma casa ao lado da estatal, mas a mesma estava fechada. Com isso, ele saiu e jogou todos os documentos no chão, ainda chorando muito.

Foi então que tudo aconteceu. Em seguida, o idoso entrou em uma casa com muro baixo e se jogou (contudo, até então, Ademar não havia percebido esse detalhe).

Incomodado com a situação e estado do idoso, Ademar foi até lá e conferiu os documentos. Em seguida, questionou à CELESC o que teria acontecido. Lá, os funcionários afirmaram que o senhor sofria de depressão e que estava frustrado por não conseguir resolver problemas na energia da própria casa, que havia sido desligada.

Foi então que, acompanhado de uma funcionária, Ademar retornou ao local onde havia avistado o senhor pela última vez. Lá, eles o viram apenas com as mãos para cima, dentro do Rio Tijucas, já se afogando.

Sem pensar duas vezes, Ademar tirou a camisa e o telefone do bolso e se jogou na água, para salvá-lo. "Tive uma crise ali, de bronquite, e já acharam que eu estava morrendo junto também, mas eu estava bem, graças a Deus. É que me deu uma crise de tosse, por conta da bronquite. Mas um minutinho que eu e a moça chegássemos atrasados não daria mais para achá-lo, porque já estava com as mãos para cima quando eu entrei", disse o herói. 

Em seguida, ele e os funcionários da CELESC realizaram os trabalhos de primeiros socorros para salvar o idoso que, por sorte, ficou bem.

Ademar fez questão de elogiar a atitude dos funcionários da estatal. "Se não fosse por eles, o senhor teria morrido", enfatizou. 

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Se alguém estiver enfrentando pensamentos suicidas, é fundamental procurar ajuda imediatamente. Algumas ações que a pessoa pode tomar incluem:

- Falar com alguém de confiança: Compartilhar sentimentos e pensamentos com um amigo, familiar ou colega próximo pode ser o primeiro passo para obter apoio e compreensão.

- Procurar ajuda profissional: É importante entrar em contato com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta, para discutir a situação e receber orientação adequada.

- CVV (Centro de Valorização da Vida): No Brasil, o CVV oferece suporte emocional gratuito e confidencial para pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. Eles podem ser contatados pelo telefone 188 ou através do site: https://www.cvv.org.br/.

- Buscar apoio em grupos de ajuda: Grupos de apoio, presenciais ou online, podem ser úteis para pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais. Esses grupos podem proporcionar um ambiente acolhedor e solidário, onde as pessoas podem compartilhar experiências e encontrar compreensão mútua.