Trabalho em represa termina em tragédia em Santa Catarina

Tragédia em Treze de Maio: Dois trabalhadores desaparecem em cachoeira durante trabalho em represa

Trabalho em represa termina em tragédia em Santa Catarina

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Dois trabalhadores desapareceram em uma cachoeira no município de Treze de Maio, no Sul de Santa Catarina, enquanto realizavam um trabalho em uma comporta que leva água para uma turbina na barragem da cidade. O desaparecimento ocorreu na última quinta-feira, dia 23, mas os bombeiros só foram acionados na manhã seguinte.

As buscas pelos dois homens, identificados como Edivaldo Ramos Burato, de 40 anos, e Cleberson Spader Raldi, de 42 anos, foram iniciadas imediatamente pelo Corpo de Bombeiros, com o auxílio de um cão, drone, helicóptero da Polícia Civil e da Polícia Militar. O local da ocorrência é de difícil acesso e o grande volume de água, somado às fortes chuvas que caíram na madrugada de quinta-feira, dificultaram o trabalho das equipes.

Na tarde de sexta-feira, dia 24, o corpo de Edivaldo foi encontrado pelos bombeiros e voluntários de Jaguaruna, após um trabalho árduo que se estendeu durante todo o dia. Já Cleberson só foi encontrado na manhã deste domingo, dia 26, a cerca de 200 metros rio abaixo, trancado em uma toca de pedras, após varredura nas margens da água. O rio é bastante íngreme, impossibilitando a navegação de embarcações, o que tornou a operação de extração bastante desafiadora.

A Polícia Científica foi acionada para remover os corpos dos locais. O corpo de Edivaldo foi velado na capela mortuária Anjo Gabriel em Treze de Maio, e seu sepultamento ocorreu no sábado, dia 25. Já Cleberson teve sua identidade divulgada apenas após sua localização, e ainda não há informações sobre seu velório e sepultamento.

A cidade de Treze de Maio está em luto pela perda dos trabalhadores, e as autoridades estão investigando as causas do acidente. A represa do Rio Salto é um importante ponto turístico da região, mas os trabalhos de manutenção e inspeção devem ser realizados com o máximo de segurança e responsabilidade para evitar tragédias como esta.