Vídeo em que Dalai Lama pede que criança 'chupe' sua língua viraliza e causa revolta

Líder religioso pediu desculpas após polêmica

Vídeo em que Dalai Lama pede que criança 'chupe' sua língua viraliza e causa revolta

Reprodução/ Twitter

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O líder espiritual Dalai Lama, 87 anos, pediu desculpas nesta segunda-feira (10) após a circulação de um vídeo em que beija uma criança na boca e pede que ela "chupe" sua língua durante um evento em Dharamshala, Índia, em fevereiro. O vídeo viralizou nas redes sociais, gerando críticas às ações do líder tibetano.

No comunicado, o escritório do Dalai Lama se desculpou pelo incidente, lamentando a dor que suas palavras podem ter causado ao menino e à sua família, bem como aos amigos do líder espiritual pelo mundo. O texto acrescenta que Dalai Lama costuma brincar com as pessoas de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras.

No vídeo, o menino pede um abraço ao ganhador do Nobel da Paz, que o convida ao palco. Após beijar a bochecha do menino, Dalai Lama aponta para os lábios e puxa o queixo do menino, beijando-o na boca. Em seguida, pede que o menino "chupe" a língua dele.

A identidade da criança não foi revelada. Ela participava de um evento com a M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala, onde Dalai Lama vive em exílio permanente. A imprensa entrou em contato com a Fundação M3M para comentários.

Em resposta ao incidente, o grupo de direitos da criança Haq: Center for Child Rights, sediado em Nova Deli, condenou "toda forma de abuso infantil" em um comunicado à imprensa.


Com informações de CNN Notícias.