Papa Francisco recebeu o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, em visita ao Vaticano no início de setembro de 2023. | Imagem ilustrativa/ Reprodução
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
O Papa Francisco, que já havia doado 100 mil euros (aproximadamente 555 mil reais) para a CNBB Regional Sul 3 na semana passada, reforçou seu apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul durante uma ligação no sábado para o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Jaime Spengler.
Nesta conversa, ele expressou sua proximidade e solidariedade às vítimas do desastre climático.
A CNBB Regional Sul 3, uma subdivisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que inclui o Rio Grande do Sul, irá utilizar os fundos para apoiar as ações de recuperação nas comunidades mais afetadas.
O arcebispo Spengler compartilhou detalhes do telefonema, destacando a importância do suporte do Papa para impulsionar os esforços locais e reconstruir as áreas devastadas pelas enchentes.
Além do apoio financeiro, o Papa Francisco também demonstrou sua preocupação com os atingidos durante uma aparição na Praça São Pedro, oferecendo orações pelos que sofreram perdas e pelos que foram obrigados a deixar suas casas.
Segundo a Defesa Civil, mais de 2,1 milhões de pessoas foram impactadas pelas enchentes, com 446 dos 497 municípios gaúchos afetados. Há registros de 143 mortes e mais de 81,2 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto 538,2 mil estão desalojadas. Estes números ainda são considerados preliminares e podem crescer com o passar dos dias.