Corte de verbas na educação gera protestos e paralisação na UFSC

A paralisação foi definida durante assembleia estudantil nesta quarta-feira (7) e as unidades já estão bloqueadas desde as 7h desta quinta.

Corte de verbas na educação gera protestos e paralisação na UFSC

Reprodução/Izabela Piazza

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) definiu, nesta quarta-feira (7), que vai paralisar totalmente as atividades na instituição.

A paralisação ocorre nesta quinta (8) e sexta-feira (9), como forma de oposição aos cortes e bloqueios nas instituições de ensino federais.

“O movimento é em defesa de todos os estudantes e pesquisadores que já lidam hoje com a falta de perspectiva de receberem suas bolsas. O DCE entrará em contato com a Reitoria para garantir que a paralisação não prejudique ninguém e nenhuma bolsa seja perdida”, afirmou o DCE Luís Travassos em nota.

A paralisação foi definida durante assembleia estudantil nesta quarta-feira (7) e as unidades já estão bloqueadas desde as 7h desta quinta (8). No momento estudantes fazem atividades de mobilização, confecção de faixas e concentração.

Segundo a Coordenadora geral do DCE e estudante de jornalismo, Ísis Leites, não haverá atos de manifestação na Capital. “O que vamos fazer é tentar mobilizar os estudantes para partirciparem das atividades no Campus. Ao longo do dia vamos fazer movimentações nos centros que estão tendo aula, para chamar o pessoal para sair da aula”.

Ainda segundo a coordenadora, na segunda-feira (12) o DCE fará uma assembleia geral com os técnicos administrativos da instituição para deliberar sobre a paralisação e sobre os cortes.

A coordenadora-geral do Sintufsc (Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC), Giana Carla Laikovski, afirmou que eles devem se juntar às atividades de mobilização.

“A gente precisa que a gestão da Universidade, além de fazer o seu trabalho junto à Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), nos dê condições para que possamos nos mobilizar. Precisamos de respaldo político da reitoria para que os trabalhadores possam participar”, afirmou a coordenadora em publicação do Sindicato.

A UFSC informou que fará uma reunião emergencial e deve se pronunciar em breve. O APUFSC (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) também informou que está em reunião.


Com informações do portal SCC10

Fonte: SCC10