Mudança definida: Universidade da PRF deixará SC em fevereiro

Transferência para Brasília vai acontecer no próximo ano após reavaliações e controvérsias internas.

Mudança definida: Universidade da PRF deixará SC em fevereiro

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF) será transferida de Florianópolis para Brasília em fevereiro, conforme decisão interna da instituição. A mudança acontece mesmo após pedidos de permanência por lideranças locais e promessas governamentais de reavaliação da situação.

Os servidores da UniPRF já foram informados sobre o encerramento das atividades em Florianópolis e a subsequente realocação. O provável novo local para a instituição é o edifício da antiga Universidade dos Correios, que atualmente se encontra à venda.

Aqueles que desejarem permanecer na capital catarinense poderão optar por serem remanejados para outras unidades e funções. Por outro lado, a equipe atual da UniPRF em Santa Catarina será transferida para a capital federal.

Recentemente, houve uma mudança de comando na Universidade Corporativa, com a nomeação do inspetor Fabrício Colombo como diretor geral. As especulações internas sugerem que Colombo foi enviado a Florianópolis com a missão de encerrar as operações da UniPRF na cidade. Além disso, a mudança também contemplará uma atualização completa dos cursos de formação oferecidos.

No mês anterior, informações indicavam que Ricardo Capelli, o vice-ministro da Justiça, já havia se posicionado afirmando que a realocação era um fato consolidado. Internamente, acredita-se que a PRF passou por uma série de episódios que comprometeram sua imagem, incluindo o falecimento de Genivaldo em Sergipe e operações questionáveis durante as eleições presidenciais. Além disso, cita-se a falta de uma resposta adequada a bloqueios rodoviários e a recente prisão do ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques.

Embora oficialmente o motivo da mudança seja atribuído aos altos custos de manutenção da UniPRF em Florianópolis, fontes internas indicam que outros eventos impactaram significativamente essa decisão.