Participantes do "Programa Crescer” da Portobello visitam horta ecológica de Tijucas

O passeio pela horta proporcionou aos visitantes uma visão direta das diversas variedades de plantas e vegetais cultivados

Participantes do "Programa Crescer” da Portobello visitam horta ecológica de Tijucas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, situada no bairro Universitário, proporcionou aos participantes do programa Crescer da Portobello uma experiência única de aprendizado, ao abrir as portas de sua Horta Ecológica, um projeto inovador de sustentabilidade e consciência ambiental.

Inaugurada no dia 16 de outubro de 2018, a Horta Ecológica é um modelo de produção orgânica e práticas sustentáveis que alia educação, sustentabilidade e nutrição. Através dela, a escola ensina de forma interdisciplinar sobre ecologia, segurança alimentar, agricultura orgânica e sustentabilidade. O resultado é a produção de uma variedade de hortaliças e verduras que complementam a merenda escolar do município.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Sob a direção do biólogo Victor Bruno Prudente, a equipe de alunos do projeto acolheu os visitantes para uma jornada educativa que abordou desde o destino adequado para os resíduos orgânicos de cozinha até a captação de água, plantio e produção de mudas. O passeio pela horta proporcionou aos visitantes uma visão direta das diversas variedades de plantas e vegetais cultivados.

Prudente enfatizou a importância de abrir as portas do projeto para outras instituições, considerando isso um grande avanço na educação municipal. "O projeto é sediado na escola Santa Terezinha, mas pertence à educação do município, que busca proporcionar oportunidades a todas as instituições, fortalecendo vínculos e unindo a comunidade escolar para o uso deste laboratório a céu aberto", disse ele.

Durante a visita, também foi discutida a importância da alimentação saudável e os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde humana e o meio ambiente. A experiência incentivou os estudantes a refletir sobre suas próprias escolhas alimentares e considerar a adoção de práticas mais sustentáveis em suas vidas diárias.

Filipe Freitas dos Santos, educador que acompanhou o grupo do Programa Crescer, destacou o valor da visita à horta e o impacto na percepção dos participantes sobre sustentabilidade. Ele também agradeceu ao professor Victor e à escola por proporcionar essa experiência tão rica para os alunos.

"Visitando a horta e conhecendo maneiras de ser sustentável, aproximamos os alunos do conceito de sustentabilidade e mostramos que isso pode ser implementado facilmente no dia a dia. Certamente, a semente foi plantada e em breve bons frutos serão colhidos", concluiu o professor Filipe dos Santos.