Professora de Florianópolis usa IA para mostrar futuro profissional e emociona alunos
Projeto no Morro do Horácio faz 5º ano visualizar suas carreiras dos sonhos e viraliza
Por Equipe Jornal Razão·30 jun 2025·3 min de leitura·Atualizado há 1 ano
Foto: Reprodução
Publicidade
Na Escola Básica Municipal (EBM) Osvaldo Galupo, localizada no Morro do Horácio, bairro de Florianópolis (SC), a professora Larissa Schmidt aplicou uma proposta inovadora com alunos do 5º ano. Como retomada da atividade conhecida como “linha do tempo dos sonhos”, cada criança escolheu uma profissão desejada. Com o auxílio de inteligência artificial, ela criou imagens que projetavam como eles estariam no futuro exercendo essas carreiras.
O resultado gerou comoção entre os estudantes — inclusive os mais tímidos, que chegaram a se emocionar com os retratos virtuais de suas versões futuras. O vídeo da atividade viralizou, alcançando mais de 5 milhões de visualizações no TikTok, além de repercutir bastante também no Instagram.
Publicidade
“Participar desse processo e ser ponte para essas realizações é o que impulsiona nossa profissão”, afirmou Larissa, destacando o impacto da experiência para a turma.