Dilma Rousseff assume a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics

Lula afirmou que o banco dos Brics é uma ferramenta fundamental para ajudar a tornar um mundo mais justo

Dilma Rousseff assume a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quinta-feira (13), a ex-presidente da República Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como banco dos Brics, em cerimônia realizada em Xangai, na China. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi destacada no evento.

Dilma assume a presidência do NBD com a missão de financiar projetos de desenvolvimento sustentável nos países emergentes e em desenvolvimento, incluindo os membros do Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - e também os novos países aderentes: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Lula afirmou que o banco dos Brics é uma ferramenta fundamental diante da crise climática e econômica, ajudando a tornar mais justo o mundo em que vivemos. "Não é justo terminarmos o século XXI como começamos o século XX, com quem era rico ficando mais rico e quem era pobre mais pobre", disse.

O NBD foi criado em 2014 para oferecer alternativas aos tradicionais bancos de desenvolvimento liderados pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Dilma foi eleita para o cargo em março deste ano, após indicação de Lula, e ficará na presidência do NBD até julho de 2025, quando se completa o ciclo do mandato brasileiro.