Escoteiros de SC enfrentam alerta de tufão em acampamento mundial na Coreia

Jamboree, conhecido como o maior acampamento do mundo, é um ponto de encontro para escoteiros dedicados

Escoteiros de SC enfrentam alerta de tufão em acampamento mundial na Coreia

Divulgação / Luciana Zonta

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma experiência que misturou aventura e imprevisto, os escoteiros de Balneário Camboriú e Camboriú, localizados no Litoral Norte de Santa Catarina, se viram frente a frente com a ameaça do tufão Khanun durante sua participação no 25º World Scout Jamboree, na Coreia do Sul.

A coordenadora do contingente de Santa Catarina e chefe no Grupo Escoteiro Leão do Mar, Cris Wanka Bini, relatou a surpresa do grupo: “Fomos retirados do nosso primeiro acampamento, onde estávamos muito próximos ao mar, onde o tufão poderia passar”.

Os grupos Suçuarana, Leão do Mar e Terra do Vale, representando Balneário Camboriú e Camboriú, estão participando do maior acampamento do mundo, que reúne mais de 45 mil jovens e adultos voluntários e vai até o dia 12 de agosto.

A Coreia do Sul sedia o evento pela segunda vez, tendo sido anfitriã do 17º Jamboree Mundial em 1991. O Jamboree é realizado a cada quatro anos, sempre em um país diferente, com edições anteriores nos Estados Unidos (2019) e Japão (2015).

Este ano, o evento gira em torno de elementos principais como Escotismo para a Vida, Inteligente e Científico, Seguro e Protegido, Sustentabilidade e ACT: Aventura, Cultura e Tradição. Sob o lema “Draw your Dream” (Desenhe o seu sonho), o Jamboree 2023 tem o objetivo de promover a aceitação de ideias e opiniões dos jovens, criando oportunidades para a realização de seus objetivos de vida.

A passagem do tufão, apesar de inesperada, não comprometeu a participação dos grupos de Santa Catarina no evento. A experiência, no entanto, será certamente uma memória inesquecível para os jovens escoteiros, mostrando a eles a força da natureza e a importância da prontidão e resiliência – valores intrínsecos ao escotismo.

O Jamboree continua com suas atividades planejadas, e os escoteiros catarinenses seguem em sua jornada, repletos de aprendizados e com o compromisso de levar as lições adquiridas de volta ao seu estado natal.