Foguete Starship da SpaceX de Elon Musk explode após lançamento

A nave, com 120 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários

Foguete Starship da SpaceX de Elon Musk explode após lançamento

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O tão aguardado primeiro voo teste do foguete Starship da SpaceX, projetado por Elon Musk, acabou em explosão na manhã desta quinta-feira (20).

A nave, com 120 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários, não conseguiu atingir a órbita e precisou ser destruída de forma remota minutos após o lançamento.

Desenvolvido com dois estágios, o Starship apresentou problemas na separação da parte superior da inferior, o que comprometeu a estabilidade da nave e impossibilitou o seu correto funcionamento.

De acordo com a SpaceX, a decisão de destruir o foguete foi tomada para evitar riscos para a população e para o meio ambiente.

O primeiro voo teste do Starship estava previsto para ocorrer na última segunda-feira (17), mas foi adiado devido a um problema de pressurização no estágio de propulsão.

Apesar do resultado frustrante, a SpaceX afirmou em nota que o teste de hoje forneceu importantes dados para aprimorar o desenvolvimento do foguete.

Ainda não há previsão para um novo teste do Starship, mas Elon Musk já havia alertado para a possibilidade de falhas neste primeiro lançamento.

O projeto do foguete é considerado um importante passo para a conquista do espaço, com capacidade para transportar astronautas e cargas para a Lua, Marte e outros planetas do Sistema Solar.