Taxa de desemprego sobe em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

Taxa de desemprego sobe em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Esta taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). No entanto, representa uma melhora em relação aos 8,6% do mesmo período do ano anterior.

De acordo com a pesquisa, a população desocupada alcançou 8,5 milhões de pessoas, apresentando um aumento de 4,1% em comparação ao trimestre anterior (novembro de 2023), mas uma queda de 7,5% na comparação anual (fevereiro do ano passado).

Por outro lado, a população ocupada, que totalizou 100,25 milhões de pessoas, manteve-se estatisticamente estável no trimestre, porém apresentou um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números refletem a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro e são fundamentais para compreender o panorama econômico e social do país. A análise desses dados permite identificar tendências, desafios e oportunidades, orientando políticas públicas e estratégias empresariais.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua é uma importante ferramenta para o acompanhamento da situação do emprego e desemprego no Brasil, fornecendo informações essenciais para o planejamento e a tomada de decisão em diversos setores da sociedade.