VÍDEO: Meteoro ilumina o céu de Santa Catarina e é registrado por estação de monitoramento

Objeto celeste foi capturado pela Bramon em Monte Castelo, durando cerca de sete segundos e emitindo um brilho intenso; análises indicam velocidade superior a 57 mil km/h.

VÍDEO: Meteoro ilumina o céu de Santa Catarina e é registrado por estação de monitoramento

Reprodução/ G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O céu de Santa Catarina foi iluminado na noite de quarta-feira (12), quando um meteoro de grande intensidade foi registrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) em Monte Castelo. O fenômeno foi capturado às 21h37, com duração de cerca de sete segundos.

Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Bramon, informou que análises preliminares indicam que o meteoro entrou na atmosfera a uma velocidade superior a 57 mil quilômetros por hora, com um ângulo aproximado de 70 graus.

Justino explicou que o meteoro começou a brilhar próximo à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sobre o município de Itá (SC), a uma altitude estimada de 81 km, e desapareceu sobre Arvoredo (SC), a 26 km de altitude.

Além de Monte Castelo, o meteoro também foi detectado pela estação de monitoramento em Taquara, no Rio Grande do Sul. Justino, que registrou as imagens em Santa Catarina, é servidor público na área de tecnologia da informação e membro ativo da Bramon, uma rede voluntária dedicada a produzir e fornecer dados científicos sobre meteoros.

Em seus sete anos de observação, Justino já documentou mais de 35 mil objetos celestes.

Meteoros são definidos como qualquer objeto sólido que entra na atmosfera terrestre. Geralmente, são causados por meteoroides, que são rochas espaciais de até um metro de diâmetro. Objetos maiores são classificados como asteroides.



 Fonte: G1