Violência silenciosa: Santa Catarina contabiliza quase 2 mil denúncias de agressões a idosos

Saiba os vários tipos de violência e como fazer denúncias

Violência silenciosa: Santa Catarina contabiliza quase 2 mil denúncias de agressões a idosos

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A violência contra a pessoa idosa é uma realidade preocupante no Brasil, e o Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) define claramente o que configura essa forma de violência. Segundo a lei, qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico é considerada violência contra o idoso.

Dentro dessa ampla definição, existem diversos tipos de violência que podem ser praticados contra os idosos. A negligência é uma delas e engloba situações de maus-tratos, desatenção e ausência de cuidados básicos, como higiene pessoal e alimentação. O abandono também se enquadra nessa categoria, quando o idoso é deixado à própria sorte, sem os cuidados necessários.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Além da violência física, há também a violência psicológica, que pode ser ainda mais prejudicial para os idosos. São situações de humilhação, intimidação, ameaças verbais, isolamento social e outras formas de abuso emocional. A violência financeira ou material também é uma realidade preocupante, na qual os recursos financeiros dos idosos são explorados, muitas vezes por parentes próximos que têm acesso às senhas e cartões bancários das vítimas.

Diante dessa situação alarmante, é fundamental conhecer os canais de denúncia e saber como agir em caso de suspeita ou presença de violência contra idosos.

Uma opção é ligar para o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), um serviço que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, e recebe denúncias de violações de direitos humanos, incluindo violência contra idosos. Outra opção é utilizar o aplicativo Proteja Brasil, que permite fazer denúncias diretamente para a Delegacia Online da Polícia Civil. Em situações de emergência ou flagrante de violência, é importante ligar para a Polícia Militar pelo número 190.