Logo Jornal Razão
Publicidade

Nem o quartel dos bombeiros escapou: possível tornado devasta Maringá, que decreta calamidade

Telhas foram parar em cima dos carros e árvores caíram dentro do quartel; prefeito Silvio Barros decreta calamidade pública

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Nem o quartel dos bombeiros escapou: possível tornado devasta Maringá, que decreta calamidade
Foto: Reprodução
Publicidade

O quartel do Corpo de Bombeiros de Maringá, no Norte do Paraná, teve o telhado arrancado pelo temporal que devastou a cidade na madrugada desta segunda-feira (2), feriado de Finados. Imagens feitas do alto mostram a cobertura destruída e as telhas espalhadas pelo pátio, em cima dos carros.

Segundo o prefeito Silvio Barros, árvores também caíram dentro do quartel e impediram as viaturas de sair. “O Corpo de Bombeiro teve o seu quartel totalmente destelhado, as telhas em cima dos carros, árvores caindo lá dentro, impedindo os veículos de sair”, disse o prefeito em vídeo divulgado pela prefeitura. A primeira ação da prefeitura foi liberar o quartel e a Copel para o atendimento.

Publicidade

Em outro vídeo, gravado dentro do quartel, Silvio Barros resumiu a situação: “Nem o Corpo de Bombeiros escapou.”

Calamidade pública

A Prefeitura de Maringá decretou calamidade pública para agilizar o atendimento à população e a recuperação das áreas atingidas. O prefeito descreveu “um clima de guerra na cidade inteira”, montou um gabinete de crise e pediu que as cidades vizinhas mandem equipes de Defesa Civil para ajudar.

Telhas do quartel espalhadas sobre os carros no pátio (Foto: Reprodução/@feer_ofiicial)

Silvio Barros também pediu que os moradores ajudem a tirar das ruas os galhos pequenos caídos em frente às casas, mas sem tocar em galhos que estejam presos a fios.

Pela cidade, árvores e postes caíram na Vila Operária e nas avenidas Brasil, Tiradentes, Tuiuti e Colombo, semáforos foram destruídos e bairros inteiros ficaram sem energia. Segundo o Simepar, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h, e Maringá acumulou 39,8 milímetros de chuva entre a meia-noite e as 6h15. Moradores falam em tornado, mas o Simepar ainda não confirmou o fenômeno.

Publicidade
Quartel do Corpo de Bombeiros de Maringá sem o telhado (Foto: Reprodução/@feer_ofiicial)

Como o 193 ficou instável pela manhã, os Bombeiros passaram a atender também pelos números (44) 3127-1193 e (44) 99144-1363. A Defesa Civil atende pelo 199.

Leia também: Após SC, Paraná é castigado por possível tornado que destelha casas, derruba postes e devasta Maringá

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/meio-ambiente/nem-quartel-bombeiros-escapou-possivel-tornado-devasta-maringa-calamidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade