A chuva já provoca impactos em Santa Catarina desde domingo (1º), quando um temporal com granizo e fortes rajadas de vento atingiu Fraiburgo. Nesta segunda-feira (2), feriado de Dia de Finados, há previsão de novas tempestades severas em áreas do Sul e do Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta laranja do instituto abrange 366 municípios, principalmente no Paraná, além de áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros no dia. As rajadas de vento podem alcançar 100 km/h, com possibilidade de granizo.
Em Santa Catarina, a previsão de temporais isolados vale para o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na Grande Florianópolis, no Litoral Sul e no Planalto Sul, são esperadas pancadas isoladas de chuva, com menor intensidade. A instabilidade pode trazer chuva forte, raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo, principalmente do Oeste ao Norte do estado.

Em Fraiburgo, o temporal de domingo danificou casas, comércios, unidades de saúde e uma escola. O hospital e a Policlínica seguem funcionando com restrições. Segundo o prefeito Wilson Ribeiro, pacientes em estado mais grave foram transferidos para outras unidades.
Chuva já deixou milhares de residências sem energia
Na região, 59 mil unidades consumidoras foram afetadas pela falta de energia após o temporal. Cerca de 5 mil residências ainda estavam sem luz na última atualização. Em Fraiburgo, a Defesa Civil contabilizou 400 famílias atingidas até as 6h30 desta segunda-feira.
A Celesc informou que a queda de árvores danificou postes, cabos e transformadores. A distribuidora acionou um plano de contingência e manteve equipes trabalhando durante a madrugada para restabelecer o serviço.
O Inmet também emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em oito estados. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros no dia, e ventos de até 60 km/h. O alerta indica baixo risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Durante temporais, a orientação é procurar abrigo longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados. Também é recomendado evitar ficar ou transitar perto de árvores, placas, muros e postes. Em caso de alagamento, não se deve atravessar ruas, pontes ou pontilhões cobertos pela água.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/meio-ambiente/temporal-deixa-milhares-sem-luz-em-sc-e-previsao-aponta-risco-de-nova-rodada-de-estragos
















