União entre frente fria e ciclone extratropical provoca instabilidade em SC

A partir desta segunda-feira (10), espera-se que o mau tempo atinja todas as regiões do estado

União entre frente fria e ciclone extratropical provoca instabilidade em SC

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para uma semana de instabilidades climáticas no estado, devido à combinação de uma frente fria e um ciclone extratropical. A partir desta segunda-feira (10), espera-se que o mau tempo atinja todas as regiões do estado, causado pela formação de áreas alongadas de baixa pressão e a umidade proveniente da Amazônia.

A segunda-feira será de muita nebulosidade e chuvas ocasionais em todas as regiões. No decorrer da tarde, a precipitação se intensificará do centro ao sul do estado, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, onde também podem ocorrer temporais isolados.

As temperaturas para esta segunda-feira devem variar de 11°C a 23°C, dependendo da localização. Na terça-feira (11), a maior instabilidade se concentrará nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. Aqui, a chuva será persistente e, em alguns momentos, de intensidade moderada a forte. Em outras regiões, a chuva será mais fraca, intercalada com períodos de sol.

A quarta-feira (12) trará uma reviravolta no tempo com a formação de um novo ciclone extratropical. Este fenômeno causará chuvas intensas e temporais com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo, que se estenderão para as demais regiões catarinenses na madrugada de quinta-feira (13).

Na quinta-feira, enquanto o ciclone se afasta para o mar, as chuvas continuarão, mas com menor intensidade. A migração do ciclone e a chegada de uma massa de ar seco e frio intensificarão os ventos, que podem superar os 80 km/h, resultando em um mar agitado com risco de ressaca, especialmente no Litoral.