Gestante é mandada para casa e acaba dando à luz em frente a hospital de BC

Parto foi dentro do carro em frente ao hospital na manhã desta quarta-feira (7)

Gestante é mandada para casa e acaba dando à luz em frente a hospital de BC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.


Na manhã desta quarta-feira (7), pacientes do Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina, denunciam um possível caso de negligência com uma grávida. A jovem acabou dando a luz no carro, em um estacionamento em frente à maternidade.

De acordo com relato da mãe da grávida, durante a madrugada a filha dela, que estava de 41 semanas de gestação, ou seja, pouco mais de 9 meses, chegou ao hospital e foi atendida pela médica de plantão, que afirmou que ela estava com três dedos de dilatação e por isso, sugeriu que ela caminhasse no corredor para facilitar o trabalho de parto.

Algum tempo depois, a médica voltou a examinar a gestante e firmou que ela estava agora com três dedos e meio de dilatação, o que significava que o trabalho de parto estava evoluindo muito devagar e por volta das 5h20 pediu que a gestante voltasse para casa e retornasse após às 7h na troca de plantão.

Ainda de acordo com o relato da avó da criança, mesmo com muita dor, a filha saiu do hospital em direção ao carro que estava em um estacionamento em frente ao hospital. “Ela piorou e aí resolvi chamar ajuda na portaria, lá me disseram que só poderiam ir até o carro com a cadeira se o veículo tivesse parado na porta”, contou a avó, que preferiu não se identificar.

Quando a mulher voltou para o carro, a filha já havia dado à luz. “Foi aí que comecei a gritar do susto de ver ela com o bebê, só aí apareceu socorro. Cortaram o umbigo ali mesmo, achei muita negligência por parte da médica e uma falta de respeito com a gente”, concluiu a avó.


O que diz o hospital

Por meio de nota, o Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso afirmou que a gestante foi atendida e decidiu voltar para casa por vontade própria.

“A gestante foi avaliada e, por estar em início de trabalho de parto, foi orientada a caminhar no corredor do hospital para ser reavaliada novamente.

Por decisão própria, foi até o carro, onde entrou efetivamente em trabalho de parto, dando a luz e sendo prontamente conduzida ao Centro Obstétrico onde recebeu o atendimento adequado”, afirmou em nota. Com informações ND mais.