Novos casos de gripe aviária são confirmados em SC

Casos foram identificados em uma espécie de ave silvestre e em uma ave de subsistência. Confira os municípios

Novos casos de gripe aviária são confirmados em SC

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Até a noite de quinta-feira (27), dois novos casos de influenza aviária, conhecida como gripe aviária, foram confirmados em Santa Catarina, totalizando 71 casos no Brasil, segundo informações atualizadas da plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os casos foram identificados em um Trinta-réis-real, uma espécie de ave silvestre encontrada em Navegantes, e em uma ave de subsistência em São Francisco do Sul.

Os dois casos recém-confirmados aumentam o número total de infecções de gripe aviária em Santa Catarina para cinco, sendo quatro em aves silvestres e um em ave de subsistência. 

O vírus altamente patogênico foi confirmado no Trinta-réis-real de Navegantes às 19h, de acordo com a plataforma do MAPA. No mesmo dia, às 13h, o caso de São Francisco do Sul também foi validado.

Além de Santa Catarina, outros estados do Brasil também têm enfrentado a gripe aviária. O Espírito Santo lidera com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro com 15, São Paulo com 10, Paraná com 7, Bahia com 4 e Rio Grande do Sul com 1. Até o momento, ainda há 12 casos suspeitos sob investigação pelo MAPA.

As autoridades estão atentas à propagação do vírus, dada a sua alta patogenicidade e o risco à saúde das aves. A causa da disseminação desse vírus em diversas regiões do país ainda está sendo investigada.