Barroso quer regular as redes sociais: “fazer com que mentir volte a ser errado”

Presidente do STF indicou que fazer a 'sintonia fina' sobre o tema está a cargo do Legislativo

Barroso quer regular as redes sociais: “fazer com que mentir volte a ser errado”

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante o seminário 'Democracia e Direitos Fundamentais na Era Digital', o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou a necessidade imperativa de regular as redes sociais. Segundo ele, o controle de "comportamentos coordenados inautênticos e conteúdos socialmente inaceitáveis" é crucial para salvaguardar a democracia, os direitos fundamentais e a saúde pública.

Barroso alertou sobre os perigos da desinformação amplificada nas plataformas digitais, que podem alcançar milhares de pessoas rapidamente, transformando-se em uma ameaça à saúde pública. O ministro enfatizou a importância de um equilíbrio na regulação de conteúdo, reconhecendo a complexidade dessa tarefa.

Ressaltando a necessidade de um retorno à civilidade e ao respeito mútuo, mesmo em meio a discordâncias, Barroso criticou a polarização e a 'tribalização da vida' impulsionadas pelas redes sociais. Ele também chamou a atenção para a vigilância das grandes empresas sobre a privacidade das pessoas e a necessidade de tributação justa e controle econômico para evitar a dominação de mercado.

Essas declarações reforçam o debate sobre o papel das redes sociais na sociedade contemporânea e a urgência de uma regulação eficaz e equilibrada.