Entenda detalhes sobre caso de menino desaparecido em SC encontrado em São Paulo

O menino estava com um casal que alegou ter adotado a criança

Entenda detalhes sobre caso de menino desaparecido em SC encontrado em São Paulo

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nicolas Areias Gaspar, de dois anos estava desaparecido em Santa Catarina e foi encontrado em São Paulo após quase dez dias, e a Polícia Civil suspeita de envolvimento com tráfico de pessoas. O menino estava com um casal que alegou ter adotado a criança. Veja o que se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido sobre o caso.

Data do desaparecimento

O menino foi visto pela última vez com sua mãe em 30 de abril na região da Grande Florianópolis. A mãe foi internada três dias depois, e a família registrou um boletim de ocorrência em 4 de maio, com um inquérito sendo instaurado no dia seguinte.

Localização da criança

O menino foi encontrado em um carro na zona leste de São Paulo na segunda-feira (8), após quase dez dias desaparecido. A Polícia Militar informou que o veículo tinha placa adulterada e estava ocupado por um casal que afirmou ter adotado o bebê.

Entrega da criança ao casal

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara, a mãe teria entregado a criança "livre e espontaneamente" ao casal. Em depoimento, ela disse ter sido "assedida" pelo homem encontrado no carro com a criança para entregá-la. Sem apoio e sendo mãe solo, ela acabou cedendo.

Declarações do casal à polícia

Durante a abordagem policial, a mulher proprietária do veículo apresentou a Certidão de Nascimento da criança e afirmou tê-la adotado. O casal alegou estar a caminho do Fórum para regularizar a situação.

Relação do casal com a mãe

A Polícia Civil de São Paulo afirma que o homem e a mulher estariam "aliciando" a mãe da criança desde o nascimento do menino, tentando convencê-la a entregá-lo sem seguir os procedimentos legais. A delegada afirmou que todo o processo foi realizado pela internet, por meio de mensagens e áudios.

Prisão do casal

O casal foi preso em flagrante por suspeita de adoção ilegal e indícios de tráfico de pessoas. Eles passarão por audiência de custódia na terça-feira (9).

Situação atual do menino

O Conselho Tutelar de São Paulo assumiu a responsabilidade pela criança, que deve retornar a Santa Catarina nos próximos dias. A liberação depende de uma decisão judicial em São Paulo.

Estado da mãe

A mãe da criança está internada em um hospital da Grande Florianópolis. A causa da internação não foi divulgada.

Andamento da investigação

A investigação continua, com a polícia aguardando depoimentos da mãe, do casal encontrado com a criança em São Paulo e da família da vítima. A mãe já prestou depoimento na segunda-feira (8) e será ouvida novamente nos próximos dias.


Com informações de NSC TOTAL