Na tarde deste sábado, 10, um ato de coragem e solidariedade tomou um rumo trágico na cidade de São João Batista. Gilmar Prates dos Santos, de 41 anos, natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, desapareceu nas águas do rio local enquanto tentava salvar uma mulher em desespero, que havia pulado da ponte no centro da cidade, próximo à agência da Caixa Econômica Federal.
Gilmar, junto a um amigo, Carlos Ronaldo da Veiga, presenciaram a cena dramática enquanto se encontravam nas imediações da ponte. Sem hesitar, ambos mergulharam nas águas na tentativa de resgate. Apesar do sucesso em socorrer a mulher e de Veiga conseguir retornar à segurança, Santos foi tragado pelas águas turvas, desaparecendo diante dos olhares atônitos das testemunhas.
Imediatamente após o incidente, forças de segurança e equipes de resgate foram mobilizadas para localizar Santos. A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que realizou buscas intensivas pela área.
Contudo, ao cair da noite do sábado, as buscas foram temporariamente suspensas, com previsão de retomada na manhã deste domingo, 11, com a esperança de que mergulhadores especializados consigam encontrar o desaparecido.