Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Segurança

“Gritava por socorro”: homem que fugia de alucinações despenca de árvore de 6 metros e é salvo pela PMSC em Criciúma

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 24/04/2026 23h27
Compartilhar:
Guarnições do Tático e do K9 da PMSC percorreram uma mata densa em Criciúma atrás de pedidos de socorro, encontraram o homem caído com lesões graves e realizaram sucessivas manobras de RCP até a chegada do SAMU. Só depois veio a virada na história.

Um homem foi resgatado com vida na tarde desta terça-feira, 21, em meio a uma área de mata no bairro Buenos Aires, em Criciúma, depois de despencar de uma árvore a cerca de 6 metros de altura, sofrer sucessivas paradas cardiorrespiratórias e ser reanimado em várias tentativas de ressuscitação pelas guarnições da Polícia Militar de Santa Catarina.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina, a ocorrência começou por volta das 16h, quando a guarnição foi acionada para averiguar uma camionete abandonada, com registro de furto, no bairro Buenos Aires, em Criciúma. Ao chegar, os policiais foram informados por outra equipe que já estava no endereço que haviam sido ouvidos pedidos de socorro vindos de uma área de mata próxima.

A busca na mata

Diante da suspeita, a guarnição do Tático e a equipe do K9 iniciaram uma incursão em meio à vegetação, com o objetivo de localizar a vítima. As equipes percorreram cerca de 200 metros fazendo buscas e tentando identificar a origem dos pedidos de ajuda. Durante a varredura, foram localizadas residências próximas, e os moradores contatados informaram que não haviam ouvido nenhum pedido de socorro.

As guarnições retornaram ao ponto inicial, mas, diante da suspeita que permanecia, decidiram reiniciar as buscas por outro acesso. Foi nessa nova incursão que os pedidos de socorro voltaram a ser ouvidos. A partir desse momento, os policiais passaram a se comunicar com a vítima, orientando-a a continuar falando para facilitar a localização, já que a vegetação era densa e o acesso, difícil.

Encontrado caído no solo

O homem foi localizado caído, imóvel, com sinais visíveis de lesões, queixando-se de dores intensas e relatando ausência de sensibilidade nas costas. A guarnição solicitou apoio do SAMU pela central, enquanto um dos policiais fazia contato telefônico direto para acelerar o atendimento.

Conforme relatou aos policiais, ele havia subido em uma árvore, a cerca de 6 metros de altura, quando escorregou e caiu de costas. Contou que tentou se arrastar, mas não conseguiu deixar o local por causa das fortes dores e da perda de sensibilidade nas pernas. Disse ainda que havia feito uso de cocaína, que não dormia há quatro dias e que subiu na árvore em razão de alucinações, acreditando que estava sendo perseguido.

Paradas cardíacas sucessivas

Durante o atendimento, a guarnição constatou sinais compatíveis com uso de entorpecentes e possível quadro de overdose, incluindo presença de espuma na boca. Em determinado momento, o homem entrou em convulsão, seguida de vômito e parada respiratória.

Diante da gravidade, foi solicitada prioridade máxima no atendimento. A equipe iniciou imediatamente manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), enquanto mantinha contato com o SAMU. Um dos policiais deslocou-se até a viatura para buscar um facão, a fim de abrir acesso na vegetação densa e viabilizar a retirada da vítima.

Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina, durante o atendimento o homem apresentou novas paradas cardiorrespiratórias, sendo reanimado por meio de sucessivas manobras de RCP, com retorno dos sinais vitais em todas as ocasiões. Com a chegada do SAMU, e antes mesmo de ser colocado na maca, houve nova parada cardiorrespiratória, também revertida pela equipe.

Já estabilizado, o homem foi imobilizado, colocado na maca e retirado da área de mata com grande dificuldade, sendo então encaminhado para atendimento médico especializado.

A virada na história

Ainda durante o atendimento, antes de o quadro clínico se agravar, o homem confessou aos policiais que havia furtado, na área central de Criciúma, na manhã do mesmo dia, a camionete que motivou o acionamento inicial da guarnição. Afirmou ainda ter empenhado o aparelho multimídia retirado do veículo.

Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina, os procedimentos sobre o furto devem ser adotados após a estabilização clínica do homem. O caso segue em andamento, com o atendimento hospitalar em curso.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça