Logo Jornal Razão
Publicidade

Megaoperação contra grande organização criminosa tem BC como um dos alvos

Mandados de prisão também estão sendo cumpridos em outros municípios do estado, além de uma cidade do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça (22)

Megaoperação contra grande organização criminosa tem BC como um dos alvos
Foto: Reprodução
Publicidade

Nesta manhã de terça-feira (22), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) lançou uma operação ofensiva contra uma grande organização criminosa de Santa Catarina. Com 79 mandados de prisão sendo executados em diversas cidades, como Balneário Camboriú, a Operação Sodalitas Finis busca desmantelar uma rede acusada de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.

A investigação, com origem na 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, aponta para a organização criminosa como autora de uma série de delitos, especialmente concentrados no Oeste catarinense.

Publicidade

A lista inclui roubos, homicídios, tráfico de drogas e armas, e até incêndios. Entretanto, os detalhes do inquérito são mantidos sob rigoroso sigilo.

Juntamente com os mandados de prisão, outras 97 ações de busca e apreensão estão sendo realizadas em cidades estratégicas. Além de Balneário Camboriú, cidades como Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Joaçaba, Lages e Tubarão também estão no radar da operação. Outras áreas de atuação incluem Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Piçarras, Ponte Alta, Penha, além das cidades gaúchas de Venancio Aires e Lajeado.

“Sodalitas Finis”, que evoca o “fim do grupo”, foi o nome escolhido pelo Ministério Público, simbolizando o objetivo principal da operação: interromper as atividades ilícitas da facção em foco.

A coordenação da operação fica por conta do Gaeco, uma força-tarefa composta por diversas instituições, como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outras. O grupo tem como missão a identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas na região.

Publicidade
Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
Megaoperação contra grande organização criminosa tem BC como um dos alvos