"Zé Droguinha" processa empresários e leva indenização em Santa Catarina

Empresários de Joinville aprenderam na justiça que apelidos ofensivos não têm graça

"Zé Droguinha" processa empresários e leva indenização em Santa Catarina

Reprodução / Get Images

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um morador de Joinville, no Norte de Santa Catarina, será indenizado em R$ 10 mil por dois empresários após receber um apelido jocoso após um acidente. A decisão foi tomada pela Justiça após o motorista, que foi chamado de "Zé Droguinha", entrar com uma ação contra os réus.

De acordo com a sentença, o autor da ação atingiu o veículo de um dos empresários enquanto fazia uma manobra.

Quando todos saíram do carro, os dois homens teriam notado que o motorista conversava de forma desconexa, como se estivesse sob efeito de entorpecentes, e passaram a chamá-lo pelo apelido considerado ofensivo.

O apelido, no entanto, não teria ficado apenas entre os envolvidos no acidente. Segundo a vítima, os empresários teriam divulgado o apelido na empresa da qual são proprietários, fazendo com que ele se sentisse constrangido sempre que ia até o local. Diante disso, o homem decidiu acionar a Justiça.

Os réus negaram a acusação, mas uma testemunha confirmou que o apelido realmente foi dado ao homem pelos empresários.

O juiz Rafael Osório Cassiano destacou em sua sentença que o fato de a vítima estar sob o efeito de substância entorpecente ou não é irrelevante para o desfecho da presente ação, pois o vício em entorpecentes é uma doença crônica e progressiva.

Assim, o juiz condenou os empresários ao pagamento de uma indenização por danos morais de R$ 10 mil, mais danos materiais, pelo dinheiro gasto pela vítima para custear um exame toxicológico que comprovou que ele não estava sob o efeito de quaisquer substâncias entorpecentes na data do acidente.