A origem do nome Tijucas

No primeiro capítulo do especial do Jornal Razão, entenda os motivos que levaram os colonizadores a denominar Tijucas com este nome

A origem do nome Tijucas

Cláudio Eduardo de Souza / Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Muito antes dos primeiros colonizadores chegarem às terras litorâneas que hoje compõe Santa Catarina, os povos indígenas já estavam por aqui.

Os primeiros relatos de navegadores europeus indicavam a presença de pacíficos índios carijós. A Ilha de Santa Catarina, inclusive, recebeu, por conta disso, o nome de “Ilha dos Patos”, pois era chamada pelos nativos de Meiembipe.

Esses índios viviam seminus, tinham a cor parda, comumente acobreada e os cabelos lisos e corredios. Os homens tosquiados e geralmente raspados por cima das orelhas e as mulheres com lindos cabelos pretos e lisos, compridos pelas costas, o que encantou os primeiros náufragos que se tem conhecimento, os quais fincaram raízes na ilha e no continente, resolvidos a nunca mais retornarem para a Europa.

Tyuca

O nome de Tijucas vem, justamente, destes povos. Os carijós chamaram de “Tyuca” as placas de barro existentes nas praias Pontal Norte e Pontal Sul.

Tyuca é o mesmo que Tijuco e, da adaptação, surgiu Tijucas. Na língua dos carijós, portanto, a expressão significava lama, brejo ou pântano. Os indígenas também usavam outras expressões para identificar esse mesmo solo pantanoso: tojugua, tajuca, tojuca, tojuco, tujuco, tojuguá, tejuco e tijunco.

Mas não para por aí. Muitos outros nomes que até hoje utilizamos são fruto da adaptação feita pelos colonizadores com base no dialeto indígena.

Itapema quer dizer “gavião pedra”, Sorocaba é “grota da onça” ou “rio que rasga o morro”, enquanto Itinga significa “água branca” ou “rio de águas claras”.

Do outro lado do mar

Durante quase 250 anos a Coroa Portuguesa não deu muita importância ao Sul do Brasil e aos poucos os navios espanhóis começaram a atracar na atual Ilha de Santa Catarina para se reabastecerem com água e mantimentos. Na ilha havia muitos índios e uns poucos europeus, a maioria náufragos que constituíram família com as mulheres indígenas ou seus descendentes.

Os portugueses perceberam que poderiam perder as terras do Atlântico Sul e então enviaram cerca de cinco mil açorianos para o Litoral Catarinense, no período de 1748 à 1756.

Surgiram aí os “núcleos secundários de povoação”. Esses açorianos foram se espalhando pelo Litoral Catarinense, dando origem aos povoados de Camboriú, Porto Belo e São Sebastião do Tijucas Grande, entre outros.

Este artigo integra o especial "Tijucas: passado, presente e futuro", do Jornal Razão. Clique aqui e saiba mais. 


Fonte: Lorran Barentin / Jornal Razão