Ativistas radicais vandalizam obra de Van Gogh com molho de tomate

O quadro, que fica na Galeria Nacional de Londres, tem o valor estimado de R$ 425 milhões

Ativistas radicais vandalizam obra de Van Gogh com molho de tomate

Reprodução/ internet

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Ativistas do grupo Just Stop Oil jogaram molho de tomate sobre a obra-prima de Van Gogh, Girassóis, na Galeria Nacional, em Londres, no Reino Unido. Duas mulheres entraram em uma sala na galeria em Trafalgar Square por volta das 11h, hora local, disse o grupo.

Os ativistas radicais jogaram o conteúdo de duas latas de molho de tomate Heinz sobre a famosa pintura de 1888, que tem um valor estimado de £ 72,5 milhões (425 milhões de reais). Um vídeo mostra as duas mulheres colando a mão na parede abaixo da pintura, antes de uma gritar: “O que vale mais? Arte ou vida? “Vale mais que comida? Vale mais que justiça?”

É o 14º dia de manifestações ligadas ao grupo que exija que o governo suspenda todas as novas licenças de petróleo e gás. O manifestante da mudança climática continuou: “Você está mais preocupado com a proteção de uma pintura? Ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? “Combustível é inacessível para milhões de famílias com fome de frio. Eles não podem nem mesmo aquecer uma lata de sopa”, acrescentou ela, brandindo uma lata.

A polícia londrina prendeu duas pessoas por danos criminais. Em um tweet da conta Metropolitan Police Events, a força disse: “Os policiais chegaram rapidamente no local na National Gallery nesta manhã depois que dois manifestantes do Just Stop Oil jogaram uma substância sobre uma pintura e depois se colaram a uma parede. Ambos foram presos por danos criminais e transgressão agravada”.

Os ativistas do grupo têm bloqueado estradas ao redor do parlamento nos últimos dias. No domingo passado, a polícia disse que mais de 100 pessoas foram presas após um fim de semana de atividades relacionadas a protestos por grupos ambientais. Há muito tempo, um grupo de cientistas numeroso expressão preocupação que militantes radicais podem prejudicar a causa da proteção do meio-ambiente.


Fonte: MetSul