VÍDEO: “Alvorada em Tijucas” emociona moradores no 7 de Setembro

Desfile pelo bairro Praça aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), às 4h

VÍDEO: “Alvorada em Tijucas” emociona moradores no 7 de Setembro

Luciano Ribeiro/ Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Fanfarra da Praça, formada por ex-alunos da escola Walter Vicente Gomes e membros da comunidade, celebrou o 7 de setembro com uma apresentação antes mesmo do amanhecer, às 4h, desfilando pelas ruas do bairro Praça, em Tijucas.

Esta homenagem teve o objetivo de ressaltar a importância histórica e cultural da data, bem como valorizar os talentos locais e a herança cultural da fanfarra.

Criada em 2001, a fanfarra começou como um projeto modesto com apenas 35 integrantes, transformando-se ao longo dos anos na maior fanfarra simples de Santa Catarina, contando em 2019 com 250 membros. A abrangência de idades é notável: os participantes variam de 8 a 50 anos, evidenciando a diversidade e inclusão promovidas pelo projeto.

Conhecida hoje como "Fanfarra do querido Bairro da Praça", ela está sediada no Renascença em Tijucas. O grupo é composto por crianças, adolescentes e adultos da comunidade, formando, nas palavras de muitos envolvidos, "uma grande família". Os laços criados no projeto incluem amigos, irmãos, sobrinhos, primos e muito mais.

O maestro Leonardo Porcincula, com o auxílio de Ariany Porcincula, tem liderado a fanfarra, que conta atualmente com 120 componentes. O grupo tem atuado em diversos municípios, disseminando a cultura local e promovendo valores cívicos e educacionais através de suas performances.

O empenho, dedicação e amor à música e à comunidade são evidenciados em cada nota tocada, fazendo jus ao legado estabelecido desde sua fundação. Confira a performance emocionante, registrada pelo Luciano Ribeiro: