Motocross e velocross são modalidades esportivas de motovelocidade, nas quais podem ser encontrados pilotinhos a partir dos cinco anos em pistas do Brasil a fora. Um deles é o Pedro Eccel Kammer, de 11 anos, morador de São João Batista. O pequeno vem levando o esporte a sério e coleciona diversos títulos. O último foi conquistado neste domingo (23) e agora ele é campeão catarinense de velocross 2022.
O garoto vem de uma família apaixonada pela velocidade em duas rodas. Além disso, Pedro se inspira no pai, Leonardo Kammer, que era trilheiro, mas nunca conseguiu se dedicar à carreira. O pequeno vem deixando a família cada vez mais orgulhosa com suas conquistas – são três títulos estaduais.
E toda essa dedicação vem desde os sete anos, ou seja: são cinco anos de muito empenho e frutos colhidos. O pequeno age que nem ‘gente grande’ e é muito bem orientado pelo seu treinador, o multicampeão Jean Ramos. Ele também recebe o apoio dos pais. Em uma publicação no Instagram, Pedro dedica a última vitória ao pai, a quem chama de melhor amigo, e à mãe, “que está sempre de braços abertos, mesmo quando o resultado não é o esperado”.
Mas as competições não param por aqui. A deste domingo foi mais uma das que vêm ainda neste ano. Serão mais duas etapas a serem realizadas pelo Campeonato Brasileiro de Motocross. Para o pequeno, que leva o desafio com muita responsabilidade e diversão, as coisas estão indo bem: até o momento, Pedro é líder da disputa. Segundo afirma, seu desejo é trazer mais esse título nacional para a região do vale.