Chuvas fortes atingem SC neste domingo (10)

Maiores volumes acumulados são esperados no litoral catarinense, onde o risco varia de moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos, árvores, alagamentos e enxurradas

Chuvas fortes atingem SC neste domingo (10)

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina se prepara para um domingo de condições climáticas adversas. A partir de hoje (10), o estado enfrentará chuvas intensas, com especial incidência no litoral e áreas próximas, onde se prevê um acúmulo de até 70 mm.

Este evento meteorológico é resultado da formação de uma região de baixa pressão que intensificará a circulação marítima, mantendo o tempo instável no litoral até a manhã de segunda-feira (11).

Nas demais regiões do estado, o cenário é mais tranquilo, com previsão de sol entre nuvens. As temperaturas nos Planaltos permanecerão baixas, com máximas em torno de 20°C.

Este domingo caracteriza-se por um tempo instável em todo o estado, com chuvas e temporais iniciando no Grande Oeste ainda na madrugada e se estendendo para as demais regiões durante a manhã. A combinação de um sistema de baixa pressão com o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica é a principal causa desse fenômeno.

A chuva mais persistente e com maiores volumes acumulados é esperada no litoral catarinense, onde o risco varia de moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos, árvores, alagamentos e enxurradas. Os ventos no Litoral Sul podem alcançar rajadas entre 30 e 50 km/h.

A segunda-feira (11) ainda será marcada por instabilidades, principalmente no litoral, devido à formação de um ciclone extratropical no mar, que deslocará umidade para as áreas costeiras. Enquanto isso, nas outras regiões do estado, o clima se manterá estável com a presença do sol. O mar estará agitado em todo o litoral catarinense, com ondas que podem atingir até 3 metros, representando um risco moderado para atividades marítimas.

Nos dias subsequentes, a terça-feira (12) apresentará um clima mais ameno, com sol em todas as regiões, mas com possibilidade de chuvas fracas e isoladas no litoral. A quarta-feira (13) trará calor e umidade, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados no período da tarde, principalmente no Grande Oeste.

A Defesa Civil de Santa Catarina monitora a situação de perto e aconselha a população a estar atenta às orientações e alertas. É crucial que os cidadãos tomem as devidas precauções para enfrentar as possíveis consequências climáticas, seguindo as leis e normas de segurança para reduzir riscos e danos.