Chuvas provocam alagamento em Itapema e carros são cobertos pela água

Previsão é de 100 milímetros de chuva para a região. Prefeitura declara que não considera a ocorrência como “inundação”, por ser um ponto isolado

Chuvas provocam alagamento em Itapema e carros são cobertos pela água

Imagem: Nei Sassaki

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na madrugada desta quarta-feira (3), uma inundação atingiu as ruas 406a e 406b no bairro Morretes, em Itapema, gerando indignação entre os moradores.

Segundo relatos, o evento causou danos materiais significativos, afetando principalmente veículos, inclusive o de um dos moradores que busca respostas e responsabilização dos órgãos públicos.

Ainda conforme relatos, o incidente não é isolado, com registros anteriores de enchentes na região, trazendo à tona a questão da eficácia das medidas preventivas adotadas pela administração local.

A Prefeitura de Itapema se manifestou sobre o ocorrido, classificando o evento como pontual e não como um alagamento generalizado. O Jornal Razão contatou a Defesa Civil de Itapema para mais informações sobre as ações planejadas para enfrentar e mitigar tais situações. 

Sobre o caso, a Defesa Civil de Itapema informou que a chuva persistente e por vezes intensa desta noite e madrugada resultou em pontos de alagamento em vários bairros, incluindo Morretes, nas intersecções das ruas 406 I com 406 G4, 406 B, 402 com 406 no Taboleiro dos Oliveiras, bem como nas ruas 602, 606, e no final da rua 618. 

A instituição também relatou a queda de um muro na rua 878 n.220. As equipes estarão averiguando os locais afetados e tomando medidas para mitigar os transtornos, especialmente em pontos com drenagem parcialmente obstruída.

Os moradores, por sua vez, esperam uma resposta concreta e ações efetivas para reparação dos prejuízos sofridos.

Paralelamente, uma circulação marítima e um sistema de baixa pressão estão intensificando o risco de chuvas fortes na cidade, com previsões de acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros.

A situação climática coloca a região em alerta para alagamentos e deslizamentos, demandando vigilância e preparação dos moradores. Além disso, a Defesa Civil estadual classifica o risco como alto no litoral, com recomendações de cautela em face dos temporais previstos, rajadas de vento de até 50 km/h, e ondas que podem alcançar 2,5 metros no Litoral Sul. 

A previsão do tempo indica ainda temperaturas amenas ao amanhecer, mas com expectativa de aumento ao longo do dia, especialmente nas regiões Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte, contribuindo para a instabilidade climática em Itapema e áreas circunvizinhas.