Mãe de santo diz ter sido chamada de ‘diabo’ ao fazer ritual em cemitério de SC

A confusão foi registrada na tarde desta segunda-feira (25)

Mãe de santo diz ter sido chamada de ‘diabo’ ao fazer ritual em cemitério de SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um suposto incidente de intolerância religiosa teria sido registrado na tarde de segunda-feira (25) no Cemitério de Linha Anta, localizado no município de Içara, Sul catarinense. A vítima, uma sacerdotisa identificada como Giulia de Oxum, que pratica uma religião afro-brasileira, alega ter sido alvo de hostilidades e ameaças por parte de um grupo de pessoas enquanto realizava rituais religiosos permitidos pela legislação local.

De acordo com a suposta vítima, durante a realização de ritos religiosos, ela foi verbalmente atacada por um grupo de mulheres e um homem que a acusavam de realizar práticas negativas e de deixar sujeira no local, apesar de ela afirmar estar portando todos os resíduos em uma sacola, exceto materiais biodegradáveis como velas e farinha.

Giulia, acompanhada por uma filha de santo, teria registrado em vídeo o momento de tensão, quando se sentiu acuada e ameaçada. Ela menciona que este não seria um incidente isolado, apontando para um padrão de hostilidade e discriminação contra adeptos de religiões afro, mesmo em espaços onde essas práticas são legalmente permitidas.

O episódio levanta questões sobre a eficácia das leis contra a intolerância religiosa e o respeito à diversidade de crenças. A sacerdotisa expressa frustração com a suposta discrepância entre o ideal de uma sociedade pluralista e as atitudes de alguns indivíduos, clamando por um posicionamento mais firme das autoridades locais contra a suposta intolerância.

Moradores relataram que alguns visitantes do cemitério, ao realizarem rituais religiosos, deixam resíduos como alimentos perecíveis, que acabam atraindo moscas e gerando mau cheiro, uma questão que já foi observada em outras ocasiões.

Até o momento, não há declarações oficiais da Prefeitura de Içara ou de representantes legais sobre o suposto incidente.