A chegada de uma frente fria deve provocar chuva intensa e temporais isolados em Santa Catarina nesta quinta-feira (29). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para quatro regiões do estado, válido até as 23h59.
O alerta abrange o Oeste Catarinense, o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. Nessas áreas, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
Segundo o Inmet, há baixo risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
No monitoramento das 6h, a Defesa Civil informou que o céu estava encoberto em todo o estado, mas não havia registro de chuva nas horas anteriores. A previsão do órgão é que a instabilidade comece a atingir pontos do Grande Oeste e áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul a partir do fim da manhã, avançando para os Planaltos e o Litoral ao longo do dia.
A Epagri/Ciram prevê pancadas de chuva e temporais isolados inicialmente no Oeste e no Sul. Entre a tarde e a noite, as condições podem atingir todas as regiões catarinenses.
Na avaliação da Defesa Civil, os riscos são baixos a moderados para alagamentos, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores.
As temperaturas no início da manhã variavam entre 17°C e 20°C no Grande Oeste, no Litoral e no Vale do Itajaí. Nos Planaltos, os termômetros marcavam entre 10°C e 15°C.
A Defesa Civil prevê máximas próximas dos 20°C em grande parte do estado, com temperaturas entre 22°C e 26°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Litoral Sul. Já a Epagri/Ciram indica máximas entre 18°C e 23°C.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/meio-ambiente/frente-fria-deve-provocar-chuva-intensa-e-temporais-em-santa-catarina-nesta-quinta












