Tijucas passará de 13 para 15 vereadores e as Inéditas da Lenha na Fogueira

Nas fotos, temos, respectivamente, amigos, amigues e o vereador mais votado em 2024 em Tijucas

Tijucas passará de 13 para 15 vereadores e as Inéditas da Lenha na Fogueira

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Cresci ouvindo de amigos, familiares e de pessoas não tão amigas assim que meu apelido deveria ser “Bruxinho”. Isso porque, segundo os confrades, eu seria “filho do Bruxo”. As vezes penso que estão certos.

Indecisão

Jacó ‘Messe sai da cena nos próximos dias e a briga pelo trono da bola está pegando fogo.

Pra onde vais?

A maior incógnita da política tijuquense, neste momento, é o futuro do filho do pai do Dino. As conjunturas são inúmeras. Dizem que vai pular para o lado do Mudar Faz Bem. Outros, afirmam, que o Nandão não seria capaz. Mais ainda, segundo terceiros, Nando estaria revoltado com uma suposta “eterna tesoura”, utilizada por um ex-prefeito que ressurgiu como uma fênix e está sendo carinhosamente apelidado de Ditador.

Divergência

Na vida do tijuquense, todo mundo já ouviu alguém dizer uma dessas duas previsões astrológicas: o “GAECO tá quase batendo na porta de fulano” e “o Fernando e o Elmis vão rachar”. Resta saber qual das duas acontecerá primeiro.

Viagem

Lula podia ter feito com o chefe do MST o mesmo que fez com a Dilma: largar na China. Ambos estavam na comitiva presidencial, mas só ela, infelizmente, ficou por lá.

Saudável

Meus parabéns ao meu amigo Cláudio da Saúde pelos 20 anos carregando gente pra lá e pra cá. São duas décadas dedicadas ao transporte de pacientes e a saúde pública de Tijucas. Sabor limão!

Cúbanos 

Tijucas vai decidir se receberá (ou não) os médicos que o pai Dilmo - como está sendo carinhosamente conhecido Lula após seus excepcionais discursos - pretende enviar para Santa Catarina. São João Batista foi contemplado com 4 e Tijucas com 2. Se depender do Tem, já estão aqui amanhã. O Tem, aliás, gostou da cartilha do Todes, mas como nem Todes gostaram, a iniciativa não terá vez em Tijucas, ao menos por hora. 

Classe A

Há alguns anos, uma empresa de Tijucas foi denunciada por vereadores da bancada de oposição por supostas irregularidades em contratos firmados com o município. Parece que tinha coisa sendo feita, refeita e “refazida” várias vezes só pra faturar uma graninha extra. Essa tal denúncia foi protocolada e ganhou apoio de outro parlamentar, que agora, passado o enrosco e com as eleições batendo na porta, tornou-se amigo do indivíduo, cujo farto poder aquisitivo terá peso em 2024. Nos bastidores, a turma diz que ele jamais apoiaria o referido político. Outros, porém, olham desconfiados, pois o já citado empresário geralmente não embarca em balsa com vazamento.

Teta grande

Maior do que a teta que familiares do Bolsonaro e de sua esposa estão recebendo em Santa Catarina é o carguinho obtido como assessor no gabinete de uma deputada catarinense por um conhecido político de Tijucas. Nada como a Lealdade, né?

Amigues

Segundo a nova língua que o PT tenta implementar no Brasil, amigue é aquele antigo amigo, agora no gênero “não binárie”. Só com a ideologia de gênero pra conseguir entender o Valério Tomazi votando no Elmis. Nem Freud explica.

Surpreendente

Quando o atual vice-presidente da Câmara de Tijucas disse que queria ser o chefão do Legislativo, muitos disseram que ele não tinha capacidade técnica. “O Ecinho é tolo, sabe nada”. Pois é, o Ecinho vem surpreendendo e agora descobriu até o que significa “pedir vista”. E não foi nem parcelado, tá? Quer dizer, a fatura veio cheia, o Ecinho endoidou e o Dono da Cadeira, ou melhor, sua assessoria jurídica, lhe orientou a se posicionar contra a inclusão de R$ 15 milhões na LOA, impedindo a votação em plenário que daria andamento ao projeto que visa acabar com os problemas de falta d’água em Tijucas. Ele só não soube explicar o motivo. “Diz pro Rogerinho vir falar comigo”.

Puxão de orelha

O Rogerinho ficou puto. Dizem que o Ecinho é filho do Eloi, e o presidente da SAMÃE foi direto no chefe da família. O Ecinho levou um esporro do pai e rapidinho descobriu que também dá pra tirar o pedido de vista. Problema resolvido.

Sinceridade

O Professor Eloi convocou uma reunião com os comissionados (que sozinho somam quase uns 20 times de futsal) para discutir alguns pontos. Entre eles, a falta de engajamento nas redes sociais por parte destes que só estão onde estão porque o Eloi permitiu que estivessem. Na conversa, o prefeito argumentou que os servidores precisam trabalhar pelo amor, não só pelo salário. Um deles retrucou em voz alta, pra todo mundo ouvir: “eu sou sincero em dizer que vim pelo salário, mas nem é tanto assim. Se soubesse, nem tinha vindo”, disse.

Sensual

“Eu não boto no teu, mas tu pode botar no meu”, disse político de Tijucas para um amigo. Não foi o Rosenildo.

Direito Autoral

Articulador responsável pela criação do jargão Mudar Faz Bem está em busca de um novo slogan para 2024. Ele também está emputecido pela falta de reconhecimento e a apropriação indébita da autoria da frase por outros entes políticos Tijuquenses.

Unanimidade

Quando ninguém vota contra, um projeto é considerado aprovado por unanimidade. Não é difícil de acontecer. Difícil mesmo é encontrar um prefeito com 100% de aprovação por parte da população. Em Tijucas, dizem que uma recente pesquisa indicou 61% de aprovação ao atual governo. Será?

Conversa Franca

Nesta quarta-feira, para entendermos as composições e o cenário político emedebista na Capital do Vale, o Jornal Razão recebe para uma entrevista ao vivo Elmis Mannrich, ex-prefeito e pré-candidato a disputa pela Prefeitura de Tijucas. Já tens tua pergunta preparada para o Elmis? Os comentários serão lidos ao vivo, respeitando-se, é claro, a ética, parcimônia e responsabilidade com os internautas. Mas eu chuto que vai ser recorde de audiência.

Enrolado

Até quando teremos políticos visitando o Hospital de Tijucas sem mandar um tostão para cá? Enquanto isso, tem gente que ainda nem veio conhecer, mas que já assinou o cheque. Visitar e entender a dificuldade é super necessário, mas usar a saúde de palanque político é feio.

Partido Liberal

Antes de sequer ser oficializado como candidato ao Governo do Estado, o atual governador Jorginho Mello esteve em conversas com o vice-prefeito da Capital do Abacate. O Sergio chegou a ter alguns jantares particulares no apê de Itapema, inclusive. O Jorge queria que ele se filiasse no PL e assumisse o comando na cidade, mas na época o Coisa Querida não quis. Outros pré-candidatos para 2024 também teriam recusado. Um deles chegou a desdenhar da possibilidade de Jorginho se eleger. Agora, a briga para assumir o PL em Tijucas tá grande.

Só pelos nossos

A politicagem é grande e só vai ter dinheiro caindo em Tijucas por parte do Governo do Estado através de políticos alinhados ao projeto de Jorginho Mello, que quer, obviamente, eleger prefeitos para as cidades catarinenses e ampliar o domínio de seu poder. Um dos que terão forte protagonismo é Zezinho da Associação, que “mandará” vários recursos para o município e garantirá, assim, uma invejável votação em 2024.

Ódio do Bem 

Tijucas terá 15 vereadores em 2024. Isso acontece porque somos uma terra muito bolsonarista e os parlamentares não gostam do número 13. Brincadeiras a parte, isso acontece porque finalmente passamos dos 50 mil habitantes. Conforme previsto no artigo 29 da Constituição, o número de cadeiras nas Câmaras Municipais varia entre 9 e 55, de acordo com o tamanho da população.