Streptococcus: Bactéria é investigada após morte de três crianças

Segundo especialista nem todos os pacientes com a doença manifestam sintomas

Streptococcus: Bactéria é investigada após morte de três crianças

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A bactéria Streptococcus pyogenes, possivelmente associada ao falecimento de três crianças em São João del-Rei, a 188 km de Belo Horizonte, propaga-se por meio do contato com fluidos de indivíduos contaminados, segundo especialistas.

Amostras de duas das vítimas foram encaminhadas pela prefeitura à Funed (Fundação Ezequiel Dias) para determinar se a infecção foi realmente a causa das mortes.

Profissionais da área destacam que essa bactéria é frequentemente encontrada, sobretudo em crianças.

A transmissão acontece por inalação de gotículas de secreções do nariz ou da garganta que são dispersas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Outra forma de contágio é o contato com feridas ou úlceras infectadas na pele. Entre os principais sintomas estão:

amidalite;

febre;

dor no corpo;

náuseas e vômitos;

infecções de pele;

O médico Marcos Moura explicou ainda que há uma variação no período entre o contato da pessoa com a bactéria e o início dos sintomas, sendo que em alguns casos pode nem mesmo haver infecção, pois ela depende da condição de saúde do indivíduo.

"É uma incubação. A princípio, a infecção é uma permissividade do hospedeiro, porque ela coloniza e pode não infectar, mas aí é uma infecção, se for ativa, entre 24 e 72 horas os sintomas se manifestam, leves e que depois vão piorando".

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) esclareceu que não existem indicativos de um surto ou ameaça à saúde dos habitantes de São João del-Rei e que não há dados epidemiológicos que sugiram mudanças nas atividades cotidianas. "Quando sintomas como inflamação da garganta e febre surgirem, o ideal é buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde para cuidados apropriados", reforçou a secretaria em nota oficial.