São João Batista será destaque no Globo Repórter desta sexta (16)

Programa vai explorar a rica herança cultural italiana no bairro Colônia Nova Itália, berço da imigração italiana no Brasil

São João Batista será destaque no Globo Repórter desta sexta (16)

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

 São João Batista ganhará destaque no primeiro episódio da nova temporada do programa Globo Repórter, da Rede Globo, que vai ao ar na sexta-feira (16). O foco da matéria será o bairro Colônia Nova Itália, fundado em 1836 pelo primeiro grupo de imigrantes italianos a chegar ao Brasil.

As gravações ocorreram entre os dias 14 e 16 de dezembro do ano passado, com a equipe de produção mergulhando na rica herança cultural italiana que ainda permeia a localidade. 

Durante a visita, foram guiados por José Sardo, conhecido como Saulo, um agricultor e memorialista que tem liderado o movimento pelo reconhecimento da localidade como núcleo pioneiro da imigração italiana no país.

Saulo compartilhou com a equipe do programa documentos históricos e relatos que retratam a jornada dos primeiros imigrantes italianos e como suas tradições foram preservadas ao longo das gerações. Além disso, a equipe teve a oportunidade de conhecer o grupo La Prima Immigrazione, liderado pela professora Rosana Sardo, que se dedica à preservação e celebração da dança italiana.

A expectativa é que o episódio do Globo Repórter revele a profundidade da cultura italiana em São João Batista e destaque a hospitalidade característica da comunidade. O programa será exibido após o Big Brother Brasil (BBB).